Vereadores esvaziam plenário e travam trabalhos na Câmara de Aracaju
Política 05/10/2016 11h08 - Atualizado em 05/10/2016 11h43

Por Will Rodriguez

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está há exatos 16 dias com dez vereadores a menos por conta do afastamento de parte dos parlamentares, processados pelo suposto desvio de R$ 5 milhões das verbas indenizatórias. A princípio essa redução não afetaria os trabalhos no Legislativo, mas não bastasse isso, os vereadores que deveriam permanecer trabalhando também debandaram e assim as atividades no Parlamento têm se limitado a discursos.  

Para se ter uma ideia, na sessão plenária desta quarta-feira (5), às 9h30 o sistema da CMA registrava a presença de apenas sete dos 14 parlamentares que deveriam estar no plenário. Meia hora depois, o número de presentes aumentou para dez.

O esvaziamento do Legislativo pode ser observado por dois outros fatores, nesta quarta, a sessão foi interrompida duas vezes por falta do quórum mínimo de cinco vereadores no plenário. O tempo de duração das sessões também caiu consideravelmente, de duas para uma hora, em média.

A situação foi censurada, na tribuna, pelo vereador Lucas Aribé (PSB), que classificou a atitude dos colegas faltosos como desrespeitosa. Segundo ele, de agosto até hoje, houve votação em apenas uma sessão.

“O Poder Legislativo não pode ficar parado, não pode ter acúmulo de projetos. Os colegas que estão demonstrando o desrespeito não só ao povo, mas também a representatividade desse poder, aqui é uma casa de deliberação, de debate, não só de discurso porque, de discurso, a gente está esgotado, veja o resultado das eleições, quantas pessoas não foram votar”, protestou o vereador reeleito.

O vereador Iran Barbosa (PT) reforçou a crítica logo no início de sua fala durante o grande expediente. “Cumprimento todos que insistem em valorizar o espaço da Câmara Municipal, mesmo no final da legislatura, como um espaço importante de acompanhamento e de trabalho. Espero que a gente consiga garantir o funcionamento da casa nesse final de legislatura”, declarou o petista, único reeleito do partido.

A partir do próximo ano, apenas oito dos 24 vereadores com mandato atualmente retornam ao parlamento. O salário líquido de um vereador em Aracaju é de R$ 9 mil.

Saiba mais
Eleições: veja a relação dos vereadores eleitos em Aracaju

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo