Prefeito de Pirambu pede responsabilidade aos vereadores
Política 19/06/2013 09h30

Por Marcio Rocha

O prefeito da cidade de Pirambu, Élio Martins (PSC), questionou o compromisso da Câmara Municipal de Pirambu com a população da cidade. Segundo o prefeito, seis vereadores do município estão trabalhando contra o povo ao impedir o remanejamento de recursos do orçamento municipal, fazendo com que a prefeitura não possa desenvolver suas ações.

Em entrevista para o radialista Flávio Vieira, Élio Martins disse que pedirá novamente o remanejamento de, pelo menos, 60% dos recursos municipais, para que possa tocar sua administração e colocar os serviços públicos em funcionamento. Segundo o prefeito, a cidade está completamente amarrada por causa da ação dos vereadores, que ele classificou como politiqueira.

“Tudo começou em um ato de raiva do ex-prefeito quando perdeu a eleição e colocou os vereadores para reduzir para 10% o remanejamento de recursos. Eu tentei aprovar 60% e a Câmara passou 50 dias para poder votar o projeto do orçamento. Temos muito dinheiro guardado nas contas do município, mas não podemos usar, por causa dos vereadores”, reclamou Élio.

O prefeito destacou que a cidade estava sem ambulâncias e que foram compradas três com os poucos recursos que a prefeitura está podendo gastar. Segundo o prefeito é uma prioridade fazer com que o serviço de saúde pública funcione a contento para a população. Élio destacou que o Programa de Saúde na Família não estava em funcionamento desde a administração anterior e voltou a funcionar em seu governo. Entretanto, existem muitas dificuldades para manter o serviço sem que se possa aplicar recursos na saúde municipal. O prefeito enfatizou que até a merenda escolar está sacrificada. Antes eram dadas três refeições para os alunos. Isso ainda está sendo feito, mas com muita dificuldade, devido à falta de recursos para remanejar para a educação.

Também existem problemas no recolhimento de lixo e limpeza urbana da cidade, além de dificuldades para manter o transporte dos estudantes da cidade para Aracaju, em funcionamento.

“Quem paga com isso é a população que vê a cidade parada, mesmo com muito dinheiro em caixa. Os vereadores engessaram a administração e só faz com que o dinheiro que deveria ser investido na cidade fique acumulando nas contas da prefeitura, sem que possa ser investido em benefícios para o povo. Os vereadores devem fazer oposição de forma responsável. Não agindo para prejudicar o povo de Pirambu. Os vereadores tem que justificar os votos que a população lhes deu, terem responsabilidade e trabalharem para o povo. Não quero que fiquem do meu lado, apenas que cumpram seu papel, que é fiscalizar e auxiliar a prefeitura a funcionar de forma correta”, reclamou o prefeito Élio Martins.

Será feito um novo pedido de remanejamento do orçamento da cidade, para que sejam dados pelo menos, 60% dos recursos para modificação de aplicações. O prefeito Élio destacou que espera fazer a cidade entrar em funcionamento. Contudo, para isso é necessário que os vereadores de oposição, que são seis, votem a favor do remanejamento de recursos municipais.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo