Perfis de eleitores e candidatos mantém diferenças históricas
Política 28/09/2016 15h20

Eleições municipais mantêm diferenças históricas entre os perfis dos candidatos e dos eleitores. Um homem, branco, de meia idade e com bom grau de instrução constitui o perfil médio dos quase 497 mil candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. Já os pouco mais de 144 milhões de eleitores moldam um perfil mais feminino, na faixa dos 30 anos de idade e com instrução incompleta.

O Tribunal Superior Eleitoral registra 68% de candidatos homens, enquanto as mulheres chegam a 32%, principalmente devido à legislação que reserva cota para as candidatas. Quanto à etnia, 52% dos candidatos se declaram brancos, 39% pardos e apenas 9% negros. A faixa etária dominante é de 40 a 49 anos (31%). E a maioria dos candidatos tem ensino médio completo (37%) ou superior completo (21%). Já o eleitorado é composto por 52% de mulheres e 48% de homens. A maioria está na faixa dos 30 anos de idade (21%) e tem ensino fundamental incompleto (28%). O TSE não divulga estatística sobre raça ou cor dos eleitores. Para o consultor legislativo e mestre em direito constitucional Roberto Pontes, os números refletem "fenômenos" sociais.

"Há uma certa divergência entre o mosaico social em relação às candidaturas e vejo esse fenômeno com razoável normalidade, porque, às vezes, a gente costuma olhar para os números e esquece um pouco dos fenômenos da própria sociedade. A rigor, isso é um reflexo dos fenômenos da sociedade, não apenas numéricos, mas culturais."

Bruno Blume edita o Portal Politize!, com foco no uso da tecnologia para difundir a educação política, e também constata as discrepâncias em perfis de candidatos, de eleitores e da própria população brasileira.

"A gente constata uma sobrerrepresentação de homens brancos, com escolaridade de ensino médio ou superior. E estão sub-representadas, principalmente, as mulheres, que são apenas pouco mais de 30%, que é justamente o mínimo previsto em lei, e as pessoas de outras etnias, como negros, pardos e índios.”

Entre as ocupações mais citadas pelos candidatos nessas eleições, estão agricultor (7%), comerciante (6%) e servidor público municipal. Ao todo, 192 deputados entre federais e estaduais (0,04%) se candidataram, sendo que 84 deles são deputados federais em busca de um cargo de prefeito. Para um voto consciente em 2 de outubro, Roberto Pontes recomenda que o eleitor pesquise a fundo a biografia e as propostas dos candidatos por meio das diversas ferramentas disponíveis.

"No âmbito dos parlamentos e nas chefias dos Executivos, não há ninguém nomeado. São todos escolhidos pela população. Portanto, o cidadão-eleitor não é vítima quando escolhe errado. Ele é cúmplice. Então, eu acho absolutamente essencial que os eleitores busquem as informações. A informação está mais transparente. Quando ele não exerce esse papel, pagará um preço mais à frente.”

Além do horário eleitoral no rádio e na TV, dos debates e das páginas de candidatos em redes sociais e na internet, o eleitor pode colher mais informações nos sites dos tribunais eleitorais. Só o TSE pretende ativar 11 aplicativos para smartphones e tablets até o dia da eleição.

Fonte: Agência Senado

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo