Passageiro do transporte coletivo em Aracaju poderá descer fora do ponto
Projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores
Política 05/09/2017 16h42 - Atualizado em 05/09/2017 21h44

Por F5 News

Os motoristas do transporte coletivo de Aracaju estão autorizados a parar fora do ponto. O Projeto de Lei que tinha sido vetado pelo prefeito Edvaldo Nogueira foi aprovado nesta terça-feira (05), na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), por 17 votos favoráveis e quatro contrários. O PL nº 223/2015 assegura o desembarque de passageiros durante o fim da noite e madrugada nos dias úteis, feriados e finais de semana, em qualquer lugar do trajeto.

Para o vereador Anderson de Tuca, autor do projeto, essa é uma conquista dos milhares de aracajuanos que utilizam o transporte público diariamente. “Mais uma vitória para a nossa população que tanto sofre com a violência. Não tenho dúvida que essa iniciativa vai inibir a ação dos criminosos. A partir de agora, o passageiro vai ter a liberdade de desembarcar em lugares iluminados mesmo que não haja parada regulamentada”, afirmou.

O vereador fez questão de ressaltar que o projeto determina apenas o desembarque dos usuários em paradas aleatórias, e não vai alterar o itinerário das linhas de ônibus nem onerar os cofres públicos. “É importante frisar que o objetivo do PL é contribuir com a segurança dos passageiros, em especial das mulheres, que são mais vulneráveis. Essa atitude não vai interferir no itinerário que os ônibus possuem e muito menos gerar custos para o município”, declarou.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) avaliou que a medida compromete o tempo de viagem e segurança no transporte. "Quando os pontos de parada do transporte coletivo passam a ser aleatórios, o tempo de viagem das linhas deve sofrer um considerável aumento e a regularidade nos pontos de paradas previamente estabelecidos será comprometida, gerando também atrasados. Além disso, o ônibus e, consequentemente, os passageiros estarão expostos ao risco de insegurança, haja vista que a parada aleatória nas vias foge do índice de segurança preventiva considerado na delimitação dos pontos fixo", afirmou. 

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo