Obras da Usina Termoelétrica de Sergipe terão início em setembro
Usina será a maior da América Latina
Política 01/09/2016 08h43 - Atualizado em 01/09/2016 09h22

No próximo dia 28, será lançada a pedra fundamental da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. A notícia foi confirmada na tarde desta quarta-feira, 31, durante audiência entre o governador Jackson Barreto e representantes do grupo GenPower. A usina é a primeira do complexo de Geração de Energia Governador Marcelo Déda, o qual funcionará no antigo polo cloroquímico do estado, na Barra dos Coqueiros, e será a maior obra de infraestrutura no Nordeste. Com investimento de mais de R$ 5 bilhões, o Complexo abrange também as usinas UTE Marcelo Déda e UTE Laranjeiras.

“Sergipe terá a maior termoelétrica do Brasil e da América Latina. Isso demonstra o nosso potencial. Foi uma bela reunião, prática, rápida e eficiente. Nós faremos uma solenidade de lançamento à altura”, adianta o governador.

Complexo Governador Marcelo Déda

O Complexo Termoelétrico Governador Marcelo Déda contempla três usinas de geração termoelétrica. São elas: Porto de Sergipe, UTE Marcelo Déda e UTE Laranjeiras. O grupo estuda ainda um projeto de viabilidade de outra fonte de energia renovável.  O complexo gerará cerca de 3 mil megawatts de energia.

A implantação das termoelétricas vai promover o fortalecimento do Porto de Sergipe, por onde será feita a importação do gás natural. A expectativa é que sejam gerados cerca de 1.700 empregos durante a instalação do empreendimento. A previsão é que as obras durem 36 meses e que, em 2019, a Usina Porto de Sergipe já esteja pronta, sendo que, entrará em plena operação em janeiro de 2020, como previsto no projeto inicial.

Desde 2013, a GenPower discute com o Governo do Estado uma alternativa para implantar uma unidade de geração de energia em Sergipe. As tratativas evoluíram e culminaram com o sucesso alcançado no Leilão A-5 de Energia de abril de 2015, que ensejou a futura implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.  O projeto consolida a vocação de fornecedor de energia que Sergipe possui para o restante do país. O complexo de termoelétricas recebe apoio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Presenças

Além de representantes da GenPower (com o presidente Marcos Grecco), estiveram presentes na reunião o vice-governador Belivaldo Chagas e o assessor de Políticas de Desenvolvimento, Oliveira Júnior.

 

Foto: Victor Ribeiro/ASN

 

Fonte: Agência Sergipe de Notícias 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo