O governo fazer uso dos depósitos judiciais é apropriação indébita
Entendimento é do juiz que preside a Associação dos Magistrados
Política 21/08/2015 07h32

Por Joedson Telles

Presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), o juiz Gustavo Plech confirmou, na manhã desta sexta-feira (21), que, através da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB),  os magistrados de Sergipe entraram, sim, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) visando impedir que o Governo do Estado de Sergipe possa lançar mão de 70% dos depósitos judiciais - algo em torno de R$ 500 milhões. A ideia foi proposta pelo próprio Poder Executivo através de um Projeto de Lei que, depois de muita polêmica, foi aprovado, na última quinta-feira 20, por maioria de votos, na Assembleia Legislativa de Sergipe. O PL aguarda, agora, apenas a óbvia sanção do governador Jackson Barreto (PMDB) para ser transformado em lei.  

Antes da votação, a exemplo da Amase e da Ordem dos Advogados do Brasil, o Tribunal de Justiça de Sergipe, que tem a missão constitucional de guardar os depósitos judiciais, chegou a se manifestar contra o projeto, mas não encontrou eco em todos os deputados estaduais. Agora, os magistrados tentam provar na Justiça a inconstitucionalidade da matéria aprovada – algo que o deputado George Passos (PTC) tentou provar aos seus pares, antes da votação, através de um relatório detalhado e fundamento, mas não conseguiu.   

Além da inconstitucionalidade, os juízes temem que o Governo do Estado não tenha como restituir o dinheiro aos seus verdadeiros donos, após as decisões judiciais. “O entendimento é que é apropriação indébita de valores. Como é que você pode lançar mão de dinheiro de terceiros? Quando as pessoas ganharem as ações, o governo não terá dinheiro para pagar, como aconteceu no estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da Amase.             

Segundo o juiz Gustavo Plech, a Amase aguarda apenas o texto de quatro emendas que foram apresentadas (e rejeitadas por maioria) ao Projeto de Lei pelo deputado Georgeo Passos para anexá-las aos documentos e, na próxima segunda-feira 24, no máximo na terça-feira 25, a AMB entrar com a ADI. “Queremos também zelar pela imagem do Poder Judiciário que guarda os depósitos judiciais”, afirmou.     

Com informações da Ilha FM

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo