Moradores do povoado Sirizinho, em Rosário (SE), reclamam de abandono
Política 11/10/2017 11h30 - Atualizado em 11/10/2017 15h40

Por F5 News

Moradores do povoado Siririzinho, em Rosário do Catete, a 37 km de Aracaju (SE), teceram críticas sobre a situação da comunidade. Entre os problemas, eles apontam transporte local sucateado, desabastecimento d’água, falta de iluminação e buracos em diversos trechos espalhados pela cidade.

Representantes do povoado estiveram na Câmara do Município, na segunda-feira (9), para reclamar da situação e pedir apoio dos vereadores. A falta de água, segundo os moradores, tem trazido transtornos há anos; o abastecimento, na maioria das vezes, é feito através de caminhão-pipa.  

“É inadmissível que as famílias da comunidade tenham que comprar água todos os dias, já que muitas não têm dinheiro nem para comprar o alimento”, disse o morador José Rocha, cobrando ainda que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) seja melhor utilizado para os jovens da cidade.

Durante a sessão, a presidente da Casa, Amélia Resende (PSC), lamentou o quadro e afirmou que a prefeitura teria dado prazo até o dia 30 deste mês para resolver os problemas. Segundo ela, a administração não tem feito o seu papel.

Ainda conforme a vereadora, 20 pessoas foram afastadas do Programa de Inclusão Social (PIS) do Município, mesmo todas observando os critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Isso é inaceitável. A Câmara está trabalhando para mudar essas situações”, disse Resende.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rosário do Catete, afirmou que as reclamações dos moradores não procedem. Leia na íntegra.

“Não há desabastecimento de água no povoado, pelo contrário, a gestão municipal tem tido muita atenção a este povoado. Para resolver o problema do abastecimento de água que já vinha desde a gestão passada, abriu processo licitatório para a compra de duas bombas de água para abastecer o povoado, já que vândalos haviam furtado as bombas que abasteciam a comunidade. O processo já foi concluído e as bombas serão compradas e instaladas no local até o final deste mês, porém, é importante frisar que a população não ficou desassistida, já que dois caminhões pipa abastecem o povoado normalmente. Inclusive, hoje mesmo o transformador elétrico já foi instalado. A Secretaria de Obras iniciou a operação tapa buraco na sede e em Siririzinho. O povoado que havia sido abandonado pela gestão passada, também será contemplado pela operação. Quanto a iluminação, a Secretaria de Obras desconhece qualquer falta de iluminação. Pelo contrário, o povoado está bem iluminado, inclusive, a prefeitura vem dando a manutenção necessária. Também não procede a informação do sucateamento do transporte. Enquanto a gestão passada não se preocupou com o tema, o prefeito Vino Barreto acatou uma antiga solicitação dos moradores e comprou uma ambulância 0km. O carro fica à disposição da comunidade 24 horas, melhorando o atendimento à saúde da comunidade”, diz a nota.

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Atualizado para acréscimo de nota

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo