Maioria da bancada sergipana deve votar a favor do impeachment
Sergipe será penúltimo Estado a votar na Câmara neste domingo
Política 16/04/2016 20h00

Da Redação

A partir das 14h deste domingo (17), a Câmara dos Deputados vota a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Até o último segundo governistas e a oposição articulam os votos dos indecisos, mas a maioria da bancada sergipana já fechou questão sobre o assunto e deve votar pelo encaminhamento do processo ao Senado Federal.

Já tinham declarado voto pela deposição da petista os deputados André Moura (PSC), Valadares Filho (PSB) e Laércio Oliveira (SD). “Sou a favor do impeachment por causa da falta de confiança no governo brasileiro. O governo vem demonstrando que é incapaz ou não deseja mudar a política econômica”, justificou Laércio em entrevista recente ao F5 News.

Esta semana, o deputado Adelson Barreto (PR) se juntou aos parlamentares favoráveis ao impeachment , segundo ele, após “conversar com o povo de Sergipe” e um consenso com a direção nacional da sua sigla. Já o deputado Jony Marcos (PRB) também declarou voto favorável ao processo ao placar da Agência Estado, motivado por orientação da direção nacional do seu partido, que foi o primeiro a debandar da base aliada. No entanto, sua assessoria de comunicação nega que ele já tenha fechado questão sobre o assunto.

Mantém posição contrária ao impedimento o deputado Fábio Mitidieri (PSD) e o petista João Daniel, que enxerga no processo um golpe na tentativa de criar crimes não cometidos pela presidente. “Queremos um país mais justo e confiamos que esse plenário dará a vitória e as ruas até domingo dirão que o povo brasileiro não está dormindo, mas na luta pela defesa da democracia, da Constituição Federal e pelo direito legítimo de a nossa presidenta Dilma governar até 2018”, afirmou na tribuna da Câmara, nessa sexta.

O deputado Fábio Reis (PMDB) é o único que, apesar de ter voto contra declarado no placar da Agência Estado, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. F5 News chegou a falar com o deputado por telefone, mas ao ser indagado sobre sua posição, desligou o aparelho e não atendeu mais. Na sua assessoria de comunicação, em Brasília, a informação é que o parlamentar está refletindo. O líder do seu partido na Câmara já encaminhou o voto pelo impeachment, já o líder do PMDB em Sergipe, o governador Jackson Barreto, permanece confiante que o aliado acompanha o governo.

Pela ordem de votação definida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a bancada de Sergipe será a penúltima a apresentar seus votos, acompanhando a seguinte ordem:

ADELSON BARRETO (PR)

ANDRÉ MOURA (PSC)

FÁBIO MITIDIERI (PSD)

FÁBIO REIS (PMDB)

JOÃO DANIEL (PT)

JONY MARCOS (PRB)

LAÉRCIO OLIVEIRA (SD)

VALADARES FILHO (PSB)

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo