CPI do Lixo deve ser discutida na Câmara de Aracaju na próxima semana
Política 14/03/2017 13h10 - Atualizado em 14/03/2017 18h50

Por F5 News

A proposta para instalação de uma CPI do lixo, feita na Câmara Municipal de Aracaju pelo vereador Elber Batalha Filho, líder do PSB no legislativo municipal, já foi protocolada, mas, segundo a presidência da Casa, o assunto só deve ser discutido em plenário na próxima semana.

A oposição cobra uma CPI com a intenção de apurar os supostos equívocos sobre a forma que os contratos foram celebrados desde 2011 até agora entre a prefeitura e a empresa Torre, inclusive valores, contratos emergenciais e sobre o processo de licitação definitivo que ainda não foi realizado, previsto ainda para até o final do ano.

Por enquanto, o tema se discute nas comissões da CMA. O presidente da Casa, vereador Nitinho Vitale (PSD), afirma que não acha necessária a instalação de uma CPI, mas ressalta que vai seguir com o regime interno e colocar o requerimento em votação na próxima semana, já que dia 17 é feriado de aniversário de Aracaju. Ele justifica que por ser requerimento especial o assunto vai demandar mais tempo e trabalho.

Batalha, por sua vez, aponta que, caso o requerimento seja negado pela presidência da Câmara, o caminho para o assunto ser discutido em plenário vai ser a Justiça.

“O Supremo Federal decidiu ano retrasado que CPI é direito de minorias, tendo o mínimo de assinaturas para instauração de CPI ela tem que ser instalada independente de votação”, ressaltou o vereador, em entrevista à TV Atalaia.

O vereador cabo Amintas exige que o tema seja discutido o quanto antes. “Nós temos o número acima do que exige para instalação da CPI. Afinal de contas o povo quer transparência, ninguém quer investigar prefeito, secretário, presidente da Emsurb, a gente quer transparência nesse processo licitatório”, disse também em entrevista à imprensa.

Para o líder do prefeito, professor Antônio Bittencourt, a instalação da CPI é equivocada tendo em vista que este é um recurso extremo do Legislativo e ele entende que está sendo banalizado à medida que é utilizada exclusivamente como objeto político, ainda de prolongamento de uma disputa eleitoral que aconteceu ano passado. 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo