Antônio Bittencourt vai liderar a base governista na Câmara de Aracaju
Política 02/01/2017 14h52 - Atualizado em 02/01/2017 16h16

Por F5 News

Embora os trabalhos legislativos só devam começar em 15 dias, a composição das bancadas para esta legislatura na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) já começou a ser definida. Nesta segunda-feira (2), o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) confirmou que o vereador Antônio Bittencourt, seu correligionário, será o líder da base aliada.

O professor Bittencourt foi eleito com 2.287 votos e assume o seu primeiro mandato no Poder Legislativo Municipal. Ele chegou a cogitar disputar a presidência da CMA, mas recuou para dar lugar a um arranjo entre os partidos que elegeram Edvaldo que indicaram a chapa única encabeçada pelo vereador Nitinho Vitale (PSD), eleita por 15 dos 24 parlamentares. Os demais preferiram se abster.

O prefeito Edvaldo Nogueira deverá governar com uma base aliada menor do que a do ex-prefeito João Alves Filho (DEM), seu antecessor. A partir deste ano, a situação deve contar com pelo menos 11 parlamentares, mas a bancada pode aumentar porque dois vereadores eleitos pela oposição já sinalizaram a possibilidade de aderir ao grupo governista, o Palhaço Soneca (PPS) e Juvêncio Oliveira (DEM), este último já está de malas prontas para o PMDB, do governador Jackson Barreto.

A oposição deve ser composta por oito parlamentares e a liderança caminha para ficar a cargo do vereador Elber Batalha (PSB) que está retonando ao parlamento. Já os vereadores Kitty Lima e Américo de Deus, ambos da Rede Sustentabilidade, receberam do partido a orientação de manter uma postura independente.

Pela frente, o prefeito Edvaldo Nogueira, que já adiantou que tratará pessoalmente da articulação política, terá a missão de aprovar projetos como a revogação da revisão da base de cálculo de Aracaju, o plano diretor e o reajuste da tarifa de ônibus, por exemplo.

Esse último ainda não começou a ser discutido diretamente, mas segundo F5 News apurou, as empresas estariam insatisfeitas por terem terminado 2016 sem recomposição no valor da passagem.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo