Espetáculo estrelado por detentas emociona público no III FEST
Entretenimento 11/04/2013 18h00

Uma movimentação diferente chamou a atenção de quem passava em frente ao Teatro Atheneu na tarde de terça-feira, 9. O público que chegava para assistir ao penúltimo espetáculo do III Festival Sergipano de Teatro dividia espaço com policiais, agentes penitenciários e cães. Mas a estrutura de segurança estava ali apenas para acompanhar as grandes estrelas do dia: mulheres que cumprem pena no Presídio Feminino do Estado, integrantes do Coletivo Artístico Penarte.

O espetáculo, intitulado ‘O dia que os cadeados se rebelaram’, atraiu um bom público ao Teatro Atheneu, o que elevou a ansiedade das participantes do projeto. “Dá um frio na barriga ver a platéia cheia aguardando a nossa apresentação. Mas, ao mesmo tempo, estar num evento importante como é o Festival Sergipano de Teatro nos dá mais segurança, porque é um sinal de reconhecimento”, diz a detenta Camila Irmão.

A expectativa para que as cortinas se abram também aumenta devido a um detalhe muito especial: a possibilidade de rever familiares e amigos. “Como não recebemos visitas sempre, esse é um momento de ver, mesmo que de longe, as pessoas que amamos. E aí, antes da peça, ficamos nos perguntando: ‘quem será que veio?’”, relata Amanda Rocha, 33 anos, que cumpre pena há quatro anos por tráfico de drogas.

E quando o espetáculo finalmente começa, o Coletivo Artístico Penarte prova que os ensaios, que vêm sendo desenvolvidos há quase um ano, deram resultado. Seja atuando, cantando ou manuseando instrumentos musicais, as presidiárias mostram desenvoltura no palco e acende a esperança da ressocialização nos entes queridos que acompanharam a apresentação, fazendo-os gritar, entre um ato e outro, frases de carinho e motivação.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, prestigiou a apresentação de ‘O dia que os cadeados se rebelaram’. Emocionada, declarou que a apresentação do grupo aconteceu num momento simbólico. “Simbólico porque, no último dia dessa exitosa terceira edição do Festival Sergipano de Teatro, tivemos a oportunidade de ver o efeito transformador e libertário da arte. O que vimos aqui foi um diálogo direto entre direitos humanos e cultura”, justifica.

O Coletivo Artístico Penarte é uma inciiativa da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc). Ao todo, 40 internas são beneficiadas com essa ação.

Sobre o III FEST

O III Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto Banese. Apóiam o evento o Banese, Sated/SE, Fundação Aperipê e Shopping Riomar. A Vivo é a operadora oficial do evento.

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas