Cine Vitória: espaço de diversidade cultural para população de Aracaju
Entretenimento 01/07/2014 18h45

 

Por Tíffany Tavares

O Cine Vitória completou neste mês de maio um ano de reabertura. Para a administradora do cinema, Deise Rocha, a reabertura do Cine Vitória se reveste de importância significativa, já que se trata do único cinema digital e de rua de Sergipe. “Nesse ano de funcionamento tivemos um público de 13.494 pessoas, sendo 4 mil acessos gratuitos ao Cine Vitória. Estamos comemorando um sonho que virou realidade”, destacou.

Deise explicou que o Cine Vitória tem o diferencial de exibir filmes que não estão na grade dos cinemas comerciais, além da exibição de curtas produzidos em Sergipe. "O Cine Vitória é um avanço para a realidade do cenário da cultura sergipana”, avalia, lembrando que o cinema ficou onze anos desativado.

Todas as sextas são exibidas sessões gratuitas no Cine Vitória, mais um apoio à diversificação cultural para o público de Sergipe. 

Para mais informações acesse o site: http://www.casacurtase.org.br/ ou faça contato pelos telefones: 3023-7092/3041-8563. O Cine Vitória fica localizado na Rua do Turista, no Centro de Aracaju (SE).

Breve histórico

O Cine Vitória foi inaugurado em outubro de 1934 como ‘Cinema Vitória’, pertencente à Ação Solidária dos Trabalhadores. Funcionou por décadas na rua Itabaianinha, centro de Aracaju, até ser fechado na década de 80. Com a criação da ‘Rua 24 Horas’, no final da década de 90, foi novamente instalado no local, mas teve suas atividades encerradas.

Em julho de 2012, o novo Cine Vitória foi oficialmente reaberto. Com capacidade para 130 espectadores e uma estrutura moderna apta a receber confortavelmente o público, o cinema é administrado pela Casa Curta-SE.

O Cine Vitória funciona na Rua do Turista (antiga Rua 24 Horas), localizada à rua Laranjeiras, 307, centro da capital sergipana. A instalação do espaço foi viabilizada através de um convênio firmado entre o Governo de Sergipe e o Ministério da Cultura (MinC). Para que a volta do Cine Vitória se tornasse realidade, foram investidos, aproximadamente, R$ 272 mil numa moderna estrutura.

Além da exibição de filmes nacionais e estrangeiros, funcionará no espaço o projeto ‘Sergipe Memória em Rede’, com produções sobre a história do Brasil com acesso gratuito à população.

Fotos: Marco Vieira e Deise Rocha

 

Mais Notícias de Entretenimento
Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
16/03/2021  11h43 Aracaju celebra 166 anos com programação online; confira
Maratona cultural é promovida pela Prefeitura
Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
11/03/2021  12h00 Samba do Arnesto celebra nostalgia das memórias em família em novo clipe; veja
Banda sergipana lança primeira gravação de estúdio “O meu samba em oração”
Foto: Divulgação
11/03/2021  09h33 Feira da Música debate o papel das rádios na cultura em Aracaju
Evento online terá a participação de nomes de referência da imprensa brasileira
Canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado. Foto: MAVI
10/03/2021  11h49 Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil
Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
09/03/2021  06h30 Allen Alencar lança videoclipe gravado na beira do Velho Chico; confira
Produção mostra um pouco do que é a vida na Ilha do Ferro, em Alagoas