Secretário apresenta cenário econômico e vislumbra perspectivas positivas para Sergipe
O Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial oferece incentivos fiscal, locacional e de infraestrutura para empreendedores
Economia 19/10/2018 14h30 - Atualizado em 19/10/2018 14h41

Durante reunião nesta quinta-feira (18), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o secretário José Augusto Carvalho recebeu a diretoria da VLI, empresa que administra o Porto de Sergipe, a fim de apresentar o novo cenário que se projeta na economia de Sergipe.

Acompanhado do diretor-presidente da Codise, José Matos, e dos assessores de Governo, Oliveira Júnior, Haroldo Barros e Marcelo Menezes, o secretário destacou em sua apresentação novos fatores de incremento da demanda portuária no Estado e perspectivas de atração de novas operações para o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB).

De acordo com o secretário José Augusto, a exploração e produção de novos poços de petróleo e gás em águas profundas, na bacia Sergipe-Alagoas, vai demandar operações de suporte e apoio logístico e um consequente crescimento na movimentação do Porto de Sergipe.

“Outro incremento poderá advir do aumento de transporte de cargas, fruto da integração da BR 235 e ligação com novas fronteiras agrícolas da região MATOPIBA”, disse referindo-se ao escoamento da produção agrícola dos Estados do Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Bahia.

As operações de apoio à unidade flutuante de regaseificação para atender a UTE Porto de Sergipe também gerarão novas demandas do TMIB.

"Outra potencialidade do terminal marítimo seria receber operações roll on roll off, considerando o calado adequado para navios transportadores de veículos, bem como a privilegiada área de retroporto, com 200 hectares de área, dos quais 80ha já estão alfandegados, são outros fatores favoráveis à economia de Sergipe”, enfatizou o secretário.

Ainda durante a apresentação, José Augusto destacou alguns dados geográficos e socioeconômicos do Estado e as oportunidades de investimento observadas em Sergipe, com ênfase para sua localização privilegiada, no eixo dos principais mercados do Nordeste.

Também falou sobre o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) que oferece incentivos fiscal, locacional e de infraestrutura para empreendedores que optam por Sergipe para investirem em seus negócios.

Para o gerente geral do TMIB, Leonardo Paiva, a reunião foi bastante produtiva e reforça a parceria entre a VLI e o Governo do Estado em prol do desenvolvimento do Porto de Sergipe. “Saímos daqui satisfeitos e cientes de nosso compromisso nesse contexto e das oportunidades de negócios relacionadas às operações portuárias. Temos um terminal marítimo catalisador de desenvolvimento e com capacidade financeira e operacional para absorver qualquer demanda que nos seja apresentada”, declarou Leonardo, que participou da reunião acompanhado do presidente da VLI, Marcelo Spinelli, e do gerente Elias Rezende.

A VLI Multimodal S/A é uma empresa de logística criada pela Vale do Rio Doce com operações de portos, ferrovias e terminais de transbordo tendo como sócios o grupo japonês Mitsui e o fundo de investimentos canadense Brookfield Asset Management, com operações em todos os estados da região Sudeste, além de Goiás, Sergipe, Bahia, Maranhão, Tocantins e no Distrito Federal.

Fonte: Sedetec

 

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes