Vigilância Sanitária fará fiscalização e atendimento no Pré-caju 2013
Cotidiano 15/01/2013 08h38Para garantir a segurança alimentar e bem estar do cidadão, a Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) prepara esquema especial para o Pré-Caju 2013. Nos quatro dias de folia, antes e durante a festa, a Covisa fiscalizará as condições higiênicas e a forma de venda e manipulação de alimentos.
O novo coordenador da COVISA, o dentista Ávio Batalha Britto informou que durante a festa um posto da vigilância, para atendimento a população e recebimento de denúncias, estará montado na área dos boxes ao lado da entrada principal do Parque da Sementeira.
Orientações para os vendedores
Das ações estratégicas para o Pré Caju, na quinta-feira, 17, os técnicos sanitaristas também se reúnem às 9h com vendedores ambulantes na sede da EMSURB, situada no Parque da Sementeira. No encontro, serão repassadas instruções para a correta manipulação dos alimentos como higiene pessoal e acondicionamento de produtos. Conforme o gerente da Covisa, a ação visa, sobretudo, educar e conscientizar os vendedores.
“Orientamos desde cuidados simples como a higiene da pessoa que irá manipular o alimento, até cuidados mais complexos, como o uso de gelo em saquinhos, da carne e outros alimentos dentro do prazo de validade e aprovação do Serviço de Inspeção Federal, também conhecido como o selo S.I.F”, acrescenta Ávio Britto.
Nas inspeções os fiscais sanitários observam o uso de equipamentos como touca de cabelo, avental, isopores, além de canudos, ketchup, mostarda em embalagens individuais devidamente lacradas.
Segundo a secretária de Saúde, Goretti Reis, a atuação dos fiscais sanitários acontece não só para a retirada de circulação de alimentos e produtos inadequados, como também para reduzir casos de intoxicação, desidratação e infecção alimentar, afinal de contas cuidar bem da saúde da população é o dever e o maior compromisso da Prefeitura de Aracaju.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
