VCA: Viação Cream Cracker
Passageiros sofrem com problemas no transporte público Cotidiano 13/03/2012 18h17Por Márcio Rocha
Os usuários do transporte público de Aracaju sofrem com vários problemas. Os transtornos dos cidadãos começam com a superlotação dos veículos nas linhas, por conta dos poucos carros disponibilizados e grandes intervalos entre um veículo e outro, seguindo pelo excesso de velocidade, e chegando ao ponto final de se machucar dentro dos veículos.
Os moradores do Inácio Barbosa reclamam de demora dos veículos ao passarem pelo local e a superlotação que é provocada devido à escassez de ônibus - uma das linhas a servir o bairro é composta apenas por microônibus, que ficam superlotados com apenas 30 passageiros.
“As empresas não dão o devido respeito ao povo e colocam microônibus para atender uma grande quantidade de passageiros. No ritmo que as coisas andam, trocarão por vans em breve”, reclamou o morador Wellington Santos.
Outros bairros passam pela mesma situação. Estudantes da Universidade Tiradentes sofrem com a superlotação dos veículos quando estão nos horários de entrada e saída.
“Pegar ônibus por aqui é horrível. Saímos às 22h15, mais de quinhentas pessoas se aglomeram nos pontos de ônibus e, quando sai um carro daqui, sai com gente praticamente pendurada na porta. É um desrespeito ao cidadão. Parece caminhão boiadeiro. Somos transportados como gado e em alta velocidade”, comentou o estudante Marcos Menezes.
A reportagem do F5 News flagrou ônibus circulando sem a mínima condição de segurança. Os veículos da empresa VCA têm o pior estado de conservação das empresas que circulam em Aracaju. No ônibus de prefixo 8020, foram encontrados bancos quebrados e corrosão em várias hastes de sustentação dos bancos em que os passageiros sentam. Uma delas estava quebrada (foto) e cortou a perna de uma passageira na tarde de hoje (13).
"O ônibus da VCA é igual a biscoito Cream Cracker. Você pega, ele quebra. Ou quebra na rua, ou quebra em você", reclamou o construtor civil Ranulfo Silva.
A reportagem do F5 News tentou entrar em contato com a empresa VCA e com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mas não obteve êxito.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
