Vacinação contra gripe iniciou neste sábado
Cotidiano 05/05/2012 09h17Por Silvio Oliveira
Nas 43 unidades de saúde de Aracaju está disponível, a partir deste sábado (05,) a dose da vacina contra os três principais tipos de gripe, inclusive o influenza A (H1N1). A abertura da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe aconteceu neste sábado, na unidade de saúde da família Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju (SE). Idosos, gestantes, crianças de seis meses, menores de dois anos e trabalhadores da área de saúde devem ser vacinados. A meta de Sergipe é vacinar cerca de 300 mil, sendo 77 mil pessoas em Aracaju.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, a imunização é rápida e basta apresentar o cartão de vacinação em qualquer posto de saúde da capital. Caso o cidadão não tenha o cartão, um novo é feito na hora. “A comunidade não deve se descuidar. Vamos fazer reforçar a prevenção e buscar o mais rápido possível uma unidade de saúde”, alertou.
Este ano, a vacinação também estará disponível na sala de vacina do Ipes, que fica na rua Campos, no Centro de Aracaju.
Prevenção
A vacina contra a gripe protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles, o influenza A (H1N1). “Aracaju recebeu, do Ministério da Saúde, 77 mil doses da vacinas e cerca de 800 pessoas estão envolvidas na campanha desenvolvida nas unidades. O principal objetivo dessa ação é reduzir a mortalidade e as internações causadas pela gripe nos grupos prioritários”, explicou Débora Moura, referência técnica do Programa de Imunização do Município de Aracaju.
O Ministério da Saúde garante que a vacina é segura e, somente quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina. “Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico antes da imunização”, explica o coordenador da Rede de Atenção Primária da SMS, Geison Ricardo Valença.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
