Usuários do Instituto de Identificação aguardam atendimento na chuva
Cotidiano 15/05/2012 11h57Por Márcio Rocha
Tirar documento de identidade em Sergipe ficou mais fácil após a criação das unidade do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), que disponibiliza o serviço em vários pontos e também dá a opção para os moradores do interior, por meio do CEAC Móvel, veículo que leva-o a todos os municípios sergipanos.
Entretanto, a grande maioria do público ainda prefere fazer o documento no Instituto de Identificação, na avenida Adélia Franco, em Aracaju. Lá é a principal base de operações para que o cidadão obtenha documentos de identidade, atestado de antecedentes criminais e outros serviços ligados à Segurança Pública.
Para os usuários do Instituto de Identificação, conforto é uma palavra inexistente. Filas longas se formam desde o início da manhã, com as pessoas à mercê das intempéries climáticas, tomando sol ou chuva sem nenhuma proteção.
O flagrante da reportagem F5 News mostra o descaso com os usuários que tentam se abrigar da chuva ocorrida na manhã desta terça-feira (15), em toda a cidade: as pessoas se aglomerando sob coberturas com espaços reduzidos, como na barraquinha de algum vendedor ambulante. Qualquer lugar é válido para não se molhar, transtorno que se agrava pela demora em ser atendido.
O comerciário Roberto Lima reclama da situação. “Aqui se tem atendimento de mais de 500 pessoas por dia. As filas são enormes e todos os dias as pessoas ficam esperando do lado de fora. Hoje está chovendo e nós temos que nos proteger como podemos. Daqui a pouco vou fazer um serviço e estarei todo molhado lá dentro. Não tem nenhuma cobertura para nos abrigar”, disse.
Vários usuários reclamaram de espera e das dificuldades para se proteger da chuva. A implantação de cobertura, ou um toldo, seria o suficiente para evitar maiores transtornos à população que, além de contar com um atendimento demorado, fica exposta às condições climáticas aleatoriamente para utilizar os serviços.
A reportagem F5 News tentou contato com a direção do Instituto, porém, não conseguiu falar com nenhum representante. A Secretaria de Segurança Pública, organismo responsável pelo Instituto de Identificação, informou que uma medida paliativa será tomada para evitar que os usuários passem por esses problemas, até que o Instituto de Identificação seja transferido para um prédio maior. A mudança de endereço para um local com maior estrutura está nos planos da SSP.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
