Usuários de drogas em recuperação vão receber qualificação profissional
Cotidiano 13/08/2012 12h21
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Núcleo de Projetos Intersetorias (Nupis), e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) reuniram-se nesta quinta-feira, 9, para oferecer um novo convênio a Fazenda Esperança, casa de reabilitação para dependentes químicos localizada no município de Gararu.
Com o apoio da Secretaria de Assistência Social do município, a Seides pretende inserir cursos de qualificação profissional para os internos por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de viabilizar a implantação de uma estrutura esportiva através da Seel.
“Nosso objetivo é dar aos internos a oportunidade de se qualificar em um curso profissionalizante, para que possam garantir um espaço no mercado de trabalho quando saírem daqui”, disse a Assessora Técnica da Nupis, Jô Oliveira.
Desde maio de 2011, a Seides mantém um convênio com a Fazenda Esperança, fazendo um investimento de R$ 700 mensais por interno em tratamento contra o uso de drogas. A articulação para inserir novos benefícios tem como meta estimular a permanência dos internos na unidade, já que ela é facultativa.
O administrador da Fazenda Esperança, Padre Melo, aprovou a iniciativa dizendo que a implantação das novas atividades poderá possibilitar os beneficiários o desejo em dar continuidade à recuperação.
“Temos que conscientizar os internos falando da importância que esses cursos profissionalizantes têm para o seu futuro. As novas atividades irão se agregar às que já temos aqui como mais uma forma de otimizar o tempo deles. Queremos fazer o possível para convencê-los a dar prosseguimento ao tratamento”.
A estrutura esportiva que poderá ser viabilizada pela Seel comportará atividades como futebol, vôlei, futevôlei, instalações de jogos de salão como xadrez, dama, tênis de mesa e pebolim, além de uma academia ao ar livre com aparelhos de ginástica.
O diretor de inclusão Social da Seel, Aquiles Silveira, falou da importância do esporte e do lazer para a reabilitação dos internos. “Nós pretendemos investir nessa iniciativa para ocupar os internos com atividades esportivas e de lazer, práticas que servem como complemento para tornar mais eficiente o tratamento de recuperação dessas pessoas”.
Na ocasião, ficou acertado que os cursos profissionalizantes serão iniciados em setembro, assim também como a implantação da estrutura esportiva e de lazer que irá beneficiar um total de 19 internos em tratamento na Fazenda Esperança.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
