Umbaúba sediou copa de futebol de base
Cotidiano 15/01/2013 09h28

 

Há quatro anos, o município de Umbaúba mantinha sua participação confirmada na maioria dos campeonatos realizados no âmbito estadual. Basta lembrar que o então Prefeito José Silveira Guimarães, “Zé de Francisquinho”, durante a sua gestão em 2008, recebeu o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” pela Fundação ABRINQ. Agora, a menos de quinze dias da atual gestão, a Liga Mirim de Futebol de Base de Sergipe, sob a coordenação de Gilson Moraes, realiza no município a I COPA UMBAUBENSE DE FUTEBOL DE BASE com o apoio técnico do Diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de Umbaúba, Antônio Santana Santos (Professor Toinho), reunindo 700 atletas participantes dentre as equipes de Alagoas e Sergipe, inclusive a Seleção Umbaubense. Essa iniciativa da administração em conjunto com o vereador Renato Kleverton Soares Feitosa (Renato de Careca) mobilizou aproximadamente dez mil pessoas que compareceram para prestigiar as rodadas dos jogos que aconteceram, nos dias 08 a 13 de janeiro, no campo Independente e Serygy; São Caetano, Grêmio e Matinha, encerrando no último domingo, 13, com a entrega de medalhas e troféus aos campeões nas categorias sub 13 (Real Deodorense - Marechal Deodoro / AL); sub 14 (Dias de Craque – Joaquim Gomes / AL); sub 15 e sub 17 (Seleção Umbaubense – Umbaúba-/ SE). 

Esses adolescentes das 11 escolas de Futebol de base  excepcionalmente tiveram a oportunidade de estarem em contato durante seis dias com realidades culturais diferentes, apesar da proximidade geográfica dos estados. Por estarem incluídos em projetos esportivos de resgate à cidadania, demonstraram que é possível  vivenciar a competitividade extravasando a emoção diante da vitória e respeitando os adversários dos times que se enfrentaram durante a Copa. Além do intercâmbio entre os jogadores, pais, professores, empresários, observadores técnicos, árbitros, imprensa, secretários municipais e membros do Conselho Tutelar, que efetivamente representam a sociedade civil, constataram a emoção dos garotos ao serem premiados ao final da Copa. 

O anfitrião da Copa, Prefeito Municipal José Silveira Guimarães, "Zé de Francisquinho", que é desportista, motivado pelos resultados positivos comunicou aos presentes a intenção de realizar em fevereiro o Campeonato de Futebol de Areia em Umbaúba. Para o gestor "o esporte é o meio privilegiado para fortalecer a educação dos jovens e prepará-los  para a vida." Dentre os atletas que participaram desta Copa destaca-se Gildevan Germano Lima, o "Vanzinho" de Umbaúba, campeão da Copa FLA pelo Fut Mania; Vice-campeão do Campeonato Sergipano pelo Sementes do ABB Estância Sub 2011, Melhor Fixo do ano 2011 em Aracaju – Sementes do ABB Futsal e Colocação em 3º lugar no Campeonato Estadual Sementes ABB 2012.  Reconhecido entre os colegas por bater um bolão em campo, Vanzinho é aquele jogador que exibe o sorriso mais esperançoso do campeonato. Essa imagem é suficiente para lembrar que o direito ao esporte e ao lazer deve ser absoluta prioridade da família, da sociedade e do governo, como está garantido pelo art,. 227 da Constituição Federal Brasileira e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E que não seja por outra  razão, pois só quem cuida da proteção e do desenvolvimento da adolescência poderá garantir o futuro. 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos