Troca de poste no centro corta linha telefônica de comerciantes
Energisa alega que erro foi da empresa de telefonia
Cotidiano 13/06/2012 14h30

Por Míriam Donald

Alguns comerciantes da praça João XXIII, em frente ao terminal de ônibus da Rodoviária Velha, no centro de Aracaju, reclamam que desde o início da manhã da segunda-feira (11) estão sem linha telefônica funcionando e consequentemente impossibilitados de usar a máquina de cartões de crédito.  Eles dizem que o motivo foi a troca de um poste realizada pela Empresa Energética de Sergipe (Energisa) no último domingo (10), o que resultou no corte de alguns fios da linha telefônica.

De acordo com as proprietárias de uma loja de roupas de praia, as irmãs Solange e Núbia Melo, no domingo o caminhão da Energisa estava parado em frente ao local e os funcionários trocariam o poste. No dia seguinte pela manhã, a vizinha comerciante já reclamou do problema.  “Quando conferi na minha loja, vi também que meus telefones estavam mudos, sem linha. Além do telefone, as máquinas que passamos cartão e a internet também estavam assim”.

A empresária já contabiliza prejuízos. “Perdemos vendas ontem e hoje por causa disso e aceito todos os cartões. Apenas 10% das vendas é feita a vista.”, reclama Núbia.

 

Gilvânia também reclama da falta de responsabilidade dos órgãos por não concertarem o problema e que já ligou para a empresa de telefonia que alegou não se responsabilizar pelos cortes na fiação. “Não houve responsabilidade nenhuma, pois as empresas deveriam trabalhar juntas”, critica.

Além da loja de Núbia, outras duas lojas foram prejudicadas. A proprietária de uma loja de utensílios e relógios, Gilvânia Maria César de Farias, é a vizinha comerciante de Núbia que reclamou na manhã da segunda sobre o defeito na linha telefônica. Ela diz que também passou por sua loja no domingo, quando percebeu o problema e resolveu ligar na mesma noite para o serviço de telemarketing da empresa de telefonia responsável, mas não obteve retorno. “Liguei, anotei o protocolo e falei sobre a situação e ela (a atendente) disse que retornaria em oito horas, mas nada feito. Liguei hoje novamente e quando eu digo a localização, entra uma “musiquinha” na ligação e não atendem mais”, indigna-se.

Gilvânia acredita que o problema pode ter sido causado pela Energisa, pois após a troca do poste a fiação estava emaranhada e alguns fios, cortados.

A funcionária de um salão de beleza, Bruna Santos de Azevedo, também reclama do serviço de atendimento da empresa telefônica. Com o corte da linha, diz já ter perdido vendas nos cartões e marcação de horário para as clientes, o que já gerou reclamações junto à matriz da empresa, especialmente porque quem liga ouve o som do toque do telefone e, com isso, não percebe que existe um problema. 

Contraponto

A Energisa alega que a troca do poste foi feita mediante uma solicitação para melhoria do sistema e as empresas que têm fiação junto ao sistema de energia, como as de telefonia e segurança, deveriam estar presentes durante o processo, pois sempre são informadas com antecedência sobre procedimentos dessa natureza.

Segundo o assessor de comunicação da Energisa, Augusto Aranha, a empresa não pode deixar de fazer seus serviços, pois o cliente paga por isso. “O cliente que se queixa da internet, telefonia ou segurança por conta do imprevisto tem que entrar em contato a empresa que ele contratou, pois o nosso serviço foi feito”, afirma.

Ele explica ainda que o certo seria que os demais prestadores de serviços estivessem presentes, o que minimizaria o risco de problemas. “Há um uso partilhado da estrutura e eles sabem disso”, diz Augusto.

Questionado sobre quem fez a solicitação, Aranha disse que há demandas geradas por informações de clientes sobre necessidade de manutenção na rede, assim como melhorias que devem ser feitas pela própria Energisa.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos