TRE-SE é primeiro lugar no Ranking da Transparência do CNJ
Solenidade de premiação será por videoconferência na próxima terça-feira (18)
Cotidiano 15/08/2020 14h00

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) alcançou o 1º Lugar em 2020 na 3ª edição do Ranking da Transparência no Poder Judiciário, divulgado nesta semana. Depois da análise referente a todas as informações relacionadas, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe chegou à pontuação de 98,56%.

“Estamos realmente de parabéns! Esse prêmio é fruto do esforço de todos os que compõem o TRE-SE. Conforme assevera o nosso presidente, desembargador. José dos Anjos, o TRE-SE vem cumprindo sua missão com louvor. Estamos no caminho certo, prestando serviços de excelente qualidade à sociedade. O reconhecimento é, portanto, mais que merecido.”, disse o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisboa.

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, convidou o presidente do TRE-SE a participar da Solenidade de Premiação, a qual acontecerá no dia 18 de agosto de 2020, terça-feira, às 14 horas, por videoconferência, sob a coordenação do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ.

Os critérios de avaliação e pontuação utilizados na terceira edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário foram publicados pelo CNJ em abril deste ano. Criado em 2018, o Ranking tem como objetivo destacar os tribunais e conselhos que se dispõem com afinco a informar à sociedade as atividades que executam.

Através  da Portaria CNJ 67/2020, foram relacionados  nove temas compostos por 85 perguntas, as quais foram respondidas pelos 90 tribunais, além do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do próprio CNJ. Entre os itens avaliados, ressaltam-se os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação organizacional; o calendário das sessões colegiadas; as  atas das  sessões plenárias; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’; informações sobre licitações e contratos, etc. A análise é feita por diversas Unidades do CNJ que averiguam com detalhes o cumprimento dos itens relativos aos temas.

Além de relacionar os órgãos do Judiciário de acordo com a performance em termos de acesso e clareza das informações prestadas à sociedade, o Ranking da Transparência é também parâmetro do Prêmio CNJ de Qualidade, que visa a incentivar os tribunais a efetuar melhorias em gestão, planejamento, produtividade e organização administrativa e judiciária com foco na prestação de serviços judiciais.

Fonte: TRE-SE

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares