Sons no SUS de Aracaju
Cotidiano 13/03/2012 11h51
Sons no SUS Aracaju. Este é o nome do mais novo projeto que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), implanta em toda a rede de saúde pública da cidade. Com o objetivo de levar música e descontração para dentro do SUS, o projeto iniciou na tarde de segunda-feira, dia 12, na Unidade Dr. Nestor Piva, localizado na zona Norte de Aracaju.
Aos poucos as músicas tocadas e cantadas ficavam mais intensas no corredor que dá acesso à ala de observação do adulto. Quando as portas se abriram, um grupo sorridente tocando instrumentos entrou e começou a interagir tanto com os pacientes quanto com os acompanhantes. "Nossa, achei muito lindo e até participei com eles. É muito bom em uma hora tão tensa e triste como essa, poder espantar os males por meio dessas músicas agradáveis. Uma forma de aliviar a dor e até esquecer por alguns momentos que estamos no hospital", relata a acompanhante Maria Auxiliadora, 61 anos.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, explica que esse projeto vai percorrer todas as Unidades de Saúde de Aracaju e tem o objetivo de reforçar a qualidade de vida do cidadão. "Uma das finalidades da música é envolver a pessoa, agindo como terapia e descontração. Queremos por meio desse projeto inovador amenizar um pouco da dor do paciente e acompanhante e também tornar o ambiente de trabalho do servidor mais agradável".
Música
O grupo formado por cinco integrantes do Nuprin percorreu todas as alas da Unidade, declamando poesias e tocando músicas da MPB e cantigas de roda, com o auxílio de instrumentos como o violão, pandeiro, chocalho, pau de chuva, clarinete, triângulo, entre outros. "A ideia é que o SUS de Aracaju, nos seus diversos setores, seja presenteado com a música, é muito gratificante poder ver o sorriso do paciente cantando junto conosco", finaliza o coordenador do Nuprin, Murilo Brito, que também se emocionou ao final da apresentação.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
