Sinergia/SE protesta contra demissões
Cotidiano 24/09/2012 12h30Por Elisângela Valença
O Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (Sinergia/SE) fez um ato na manhã de hoje, 24, na entrada da Energisa. O motivo do protesto foram as 30 demissões ocorridas recentemente na empresa, a maioria de eletricistas.
“A empresa argumenta que é uma readequação de gestão, mas é difícil aceitar que uma empresa que tem um serviço monopolizado, com umas das tarifas mais caras do Brasil, sem concorrência, tenha que fazer corte de custos e ainda pagar o menor salário de eletricitário do Nordeste”, disse Sérgio Alves, presidente do Sinergia/SE.
Segundo Sérgio, a empresa tem mil funcionários e cerca de quatrocentos são terceirizados. “A Energisa é campeã de acidentes de trabalho. Desde que ela foi privatizada, em 1997, foram nove acidentes fatais. Neste ano, já foram dois acidentes gravíssimos”, disse Sérgio.
O assessor de Comunicação da Energisa, Augusto Aranha, confirma as demissões. “Foram 29 demissões, mas isso é um processo natural de toda empresa. De janeiro a agosto deste ano, nós admitimos 105 funcionários e demitimos 72. Temos um bom saldo positivo”, disse.
Com relação a acidentes, Aranha informa que a empresa cumpre todas as normas de segurança. “Nós seguimos todas as regras, com equipamentos, treinamento de pessoal. Infelizmente, tem situações que fogem ao controle e fatalidades acontecem”, afirma.
Na próxima quinta, 27, às 7 horas, o Sinergia/SE realiza novo ato, quando entregará a pauta de negociação, já que setembro é o mês da data-base da categoria.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
