“Seu legado pode ser sintetizado numa palavra: sergipanidade”
Frase é do governador, sobre o eterno intelectual Luiz Antônio Barreto
Cotidiano 17/04/2012 22h08

Por Joedson Telles

No final da tarde desta terça-feira 17, o corpo do jornalista e historiador Luiz Antônio Barreto foi sepultado no cemitério Santa Izabel, em Aracaju, após ser velado durante toda a tarde na Academia Sergipana de Letras, no centro de Aracaju. Além de familiares e amigos do intelectual, jornalistas, juízes, desembargadores, conselheiros do Tribunal de Contas, professores, deputados, vereadores e outros políticos compareceram ao velório prestando a chamada última homenagem.  

“Costuma-se dizer, diante da perda de um amigo ou uma personalidade pública, que aquele espaço dificilmente será preenchido. Poucas vezes, nos meus 52 anos de existência, vi-me diante de uma situação onde essa frase de efeito se enquadra com tanta perfeição. É difícil encontrar no horizonte da cultura, no terreno da inteligência sergipana, alguém para substituir a lacuna que se abre hoje, com a partida de Luiz Antônio Barreto”, externou o governador Marcelo Déda (PT).

O governador, que já havia decretado luto oficial de três dias, compareceu ao velório, e expressou-se em nome de Sergipe. Segundo ele, Luiz Antônio Barreto resgatou a obra de Tobias Barreto. Devolveu ao Brasil as ideias e o talento deste outro grande sergipano, e divulgou internacionalmente o papel de Tobias Barreto na formação do pensamento brasileiro.

“Luiz Antônio Barreto foi um homem que se debruçou sobre a cultura popular para entender a alma do povo sergipano, levando para os seus artigos e sua reflexão uma enorme contribuição para a nossa cultura. Luiz Antônio Barreto foi um pesquisador. Um arquivista. Um historiador que resgatou a trajetória de grandes sergipanos. Que reconstruiu a história de eras importante de nossa história. Seu legado pode ser sintetizado numa palavra: sergipanidade”, observou o governador Marcelo Déda.           

Luiz Antônio Barreto morreu às 10h20 da manhã, desta terça-feira, dia 17. Internado desde o último dia 4, com problemas cardíacos e renais, ele morreu no Hospital Primavera por falência múltipla dos órgãos. De acordo com o último boletim médico, o diagnóstico foi infecção generalizada decorrente de uma infecção urinária.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos