Servidores do Poder Judiciário Federal também entrarão em greve
Paralisação está programada para durar 24h. Haverá ato público
Cotidiano 22/08/2012 15h54

Por Sílvio Oliveira

Os servidores do Poder Judiciário Federal (TRT/SE, TRE/SE e JF/SE) e do Ministério Público da União em Sergipe (MPF/SE e AGU) decidiram, nesta terça-feira (22), entrar em greve por tempo indeterminado, já na próxima sexta-feira (24), após participarem da inauguração da nova sede do Ministério Público Estadual, onde deverão está presentes magistrados, presidentes de tribunais e representantes da alta corte do judiciário.

Eles realizaram uma paralisação de 24 horas, nesta terça-feira, e diversos altos públicos em frente aos órgãos federados. Na sede do Ministério Público Federal, integrantes do comando de greve fixaram cartazes. “Decidimos em assembleia uma paralisação por 24h, voltaremos ao trabalho, mas permaneceremos em estado de greve até a sexta-feira, quando já foi deliberado o indicativo de greve por tempo indeterminado”, afirmou Eduardo Costa, servidor do MPF.

Os servidores do Ministério Público da União (MPU) e do Poder Judiciário estão sem reajust

e salarial desde 2006, quando tiveram aprovado o último Plano de Cargos e Salários (PCS), contabilizando perdas efetivas de poder aquisitivo face à inflação acumulada do período, que variou de dezembro/2006 até julho/2012, entre 46,77% (IGPM), 37,85% (INPC) e 35,58% (IPCA).

Segundo Célia Tosta, funcionária do MPF, os servidores estão lutando pela composição das perdas salariais corroídos pela inflação e pela falta de aumento de mais de seis anos. “A única proposta do Governo Federal é de 15% para todos os funcionários. O MPU tem independência financeira, dotação orçamentária, e o governo engessa as remunerações. Queremos independência funcional”, disse.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Sergipe (Sindijuf/SE), José Pacheco, destacou que o diálogo com o Poder Executivo Federal se arrasta desde 2009, sem qualquer tipo de avanço ou proposta efetiva por parte do governo. “Queremos um aumento que reponha a perda de seis anos”, argumentou.

Fotos: Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos