Sergipe realiza 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Cotidiano 06/08/2012 11h31Por Elisângela Valença
Nos dias 7 e 8 de agosto, acontece a 3º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é discutir as políticas públicas voltadas para este público, avançando na discussão em torno da convenção internacional. “O Brasil é signatário desta convenção e obriga-se a cumprir metas e implementar as determinações, sob pena de sofrer sanções internacionais”, explica o secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Luiz Eduardo Oliva.
A conferência vai escolher 14 delegados e 40 propostas para representar Sergipe na etapa nacional. Um dos destaques é a presença de representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Isso nos traz outros olhares para nossa realidade”, disse o secretário. “A conferência traz a oportunidade de uma reflexão conjunta entre a sociedade civil e poder público para buscar avanços, com a ação extremamente afirmativa a partir do Plano Viver Sem Limite, o plano nacional para a pessoa com a deficiência”, acrescentou.
Segundo Jane Mare Santos da Rocha, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o importante da conferência é que o deficiente está participando, expondo suas necessidade e propondo as melhorias. “Apesar de ainda termos dificuldade de trazer o deficiente a público, de que ele assuma sua deficiência, contamos com uma boa participação nas conferências”, disse Jane.
Na avaliação da presidente do Conselho Estadual, muita coisa mudou para melhor desde a realização da primeira conferência, não só no poder público, como também nos espaços privados. Ela cita as ações não somente de conscientização, mas de efetivação de melhorias e avanços. “Quando iríamos imaginar, por exemplo, um cadeirante num shopping center; pessoas com deficiências em espaços de arte, cultura, esportes? Ainda falta muito até o ideal, mas já vivemos outra realidade”, acredita.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
