Sergipe completa 192 anos de emancipação política
Festa será em São Cristóvão , na Praça São Francisco Cotidiano 07/07/2012 07h00Por Adriana Meneses *
Nesse domingo, dia 8 Julho, Sergipe comemora 192 anos de emancipação política, fato que foi estabelecido no ano de 1820,quando o rei D. João VI assinou um decreto que declarava o fim da dependência política de Sergipe junto ao governo da Bahia, e nomeou o brigadeiro Carlos César Burlamarqui como o primeiro presidente de Sergipe.
De acordo com a historiadora Klecstane Lucena (foto), o município de São Cristóvão se tornou o principal ponto de referência e a capital de Sergipe, ficando sob o domínio do Estado da Bahia no período de 1590 a 1820, que era formada por Porto Seguro, a Bahia de Todos os Santos, Jacobina e Sergipe (que era a divisão). Com o passar do tempo, Sergipe foi sendo reconhecido pelo seu crescimento econômico e político, resultado de uma luta empreendida pela elite produtora local, formada por senhores de engenho e criadores de gado, fato que .gerou o desmembramento de Sergipe Del Rey da Província da Bahia.
Ainda de acordo com a historiadora, antes da emancipação, Sergipe sofreu comuma longa exploração, fornecendo carne e açúcar para abastecer Bahia e Pernambuco e servindo como rota de passagem por terra, reforçando assim as exportações. Com a emancipação política, Sergipe passa a ter a responsabilidade de gerir sua economia e administrar seu governo. “o povo sergipano lutava pela liberdade de governo, de ter sua própria economia, e de construir seu futuro sem as amarras da exploração e da espoliação que caracterizavam as relações Bahia-Sergipe”, disse.
Comemorações
Para comemorar a data histórica, uma grande festa está sendo preparada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. As comemorações terão início a partir das 15h30min, na Praça São Francisco, com a revista à tropa da Polícia Militar. Em seguida, o público irá se deslocar até a Igreja Santa Cruz (Convento São Francisco), onde acompanhará a Missa de Ação de Graças pelos 192 anos de Emancipação Política de Sergipe.
Já por volta das 17h, ainda na Praça São Francisco, será inaugurada a restauração do Lar Imaculada Conceição. Monumento tombado em nível Federal, o Lar possui arquitetura religiosa da primeira metade do século XVII e sediou a Santa Casa de Misericórdia e o hospital de caridade Santa Izabel.
A programação seguirá na rua Ivo do Prado, com a inauguração da restauração e adaptação do prédio da antiga Delegacia, onde funcionará o Museu da Polícia Militar de Sergipe.
Um dos únicos exemplares de casas de porão alto no centro histórico de São Cristóvão, o prédio possui hall de entrada, cinco salas de exposições, duas salas de administração, reserva técnica, copa, banheiro, sala para oficinas, pátio externo descoberto, garagem e circulações
*com informações da Agência Sergipe de Notícias

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

