Secult promove aulas para Edital de Apoio a Oficinas Culturais
Cotidiano 24/07/2012 10h19
No dia 30 de julho inicia o prazo de inscrições para o Edital de Apoio a Oficinas Culturais, promovido pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), como parte do Plano Sergipe Mais Justo. Como forma de informar e incentivar os artistas, agentes e produtores culturais e comunidade a participar dessa grande ação do Governo de Sergipe, a Secult irá promover oficinas de orientação sobre o edital.
As oficinas ocorrerão em Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, municípios que serão contemplados pelo Edital, que irá beneficiar comunidades de baixa renda. Além de envolver os possíveis proponentes de projetos, a Secult está mobilizando as prefeituras municipais, os Centros de Referência e Assistência Social (Cras), e entidades vinculadas a vários segmentos das artes no Estado a participar dessa ação.
No dia 31 de julho, às 9h, a oficina será realizada em São Cristóvão, no Museu Histórico de Sergipe (MHS). No mesmo dia, às 18h, será a vez dos agentes de Nossa Senhora do Socorro conhecer o Edital e tirar dúvidas sobre as inscrições. O encontro ocorrerá no Sesi do Marcos Freire. Já no dia 1º de agosto, será a vez da Barra dos Coqueiros receber o curso, que acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir das 18h. A última oficina acontecerá em Aracaju, em data e local a confirmar.
A oficina é gratuita e está aberta a todos os interessados que queiram inscrever projetos para concorrer ao edital. Ao todo, serão contemplados 30 projetos nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual, Artes Integradas e Cultura Popular que trabalhem com linguagens da cultura sergipana e afro-brasileira.
Cada instituição ou pessoa física será contemplada com um valor de R$ 15 mil para viabilizar as oficinas, totalizando um investimento de R$ 450 mil, recurso proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Inclusão
Um dos focos principais do Edital de Apoio a Oficinas Culturais, promovido pela Secult e Seides, é a inclusão e capacitação dos jovens em situação de risco através da arte. Pensando nisso, que os projetos deverão ter como protagonistas ou beneficiários jovens de 16 a 29 anos, residentes em um dos municípios da Grande Aracaju, e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
Essa iniciativa inédita trabalha a dimensão da Cultura enquanto ferramenta para
o desenvolvimento do cidadão valorizando as potencialidades da cultura sergipana e afro-brasileira. “Essa parceria entre a Secult e Seides vai mobilizar os agentes culturais para levar a arte e a cultura para comunidades carentes da Grande Aracaju. Para nós, é muito importante que os interessados comparecem às oficinas, para tirar dúvidas e obter informações para que possamos ter um grande número de inscritos nesse Edital, uma ação estratégica e inovadora do Governo de Sergipe”, destaca a gestora.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
