Sebrae realiza 4ª Semana do Empreendedor Individual
Cotidiano 02/07/2012 15h55Por Míriam Donald
Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), a 4ª Semana do Empreendedor Individual teve início nesta segunda-feira (02) e segue até sábado (07) em todo o país. Aqui em Aracaju, o espaço do Sebrae está montado na praça General Valadão, no centro, onde os empreendedores podem formalizar seus negócios e participar de atividades, tudo gratuitamente.
Para atender ao público, foi instalado um espaço segmentado em um local de fácil acesso e grande movimentação com o objetivo de proporcionar melhor serviço e orientações referentes aos empreendedores. Segundo a gerente de atendimento individual do Sebrae, Ângela Souza, há orientações sobre benefícios, vantagens e obrigações, além da novidade dos minicursos , oficinas e palestras.
“Os parceiros estão envolvidos em todo esse processo para oferecer os serviços. A Prefeitura de Aracaju (PMA), Secretaria da Fazenda, Adema e agentes financeiros de microcrédito também estão presentes para prestar informações e o INSS, que dará informações referentes aos benefícios das pessoas”, explica.
Serviço
De acordo com Ângela Souza, o evento pretende atender um número de 3 mil pessoas, sendo que devem formalizar em torno de 800 empreendedores e a capacitar aproximadamente 300. “Para essas capacitações, o Sebrae utiliza um dos seus programas chamado ‘Sebrae Empreendedor individual’, minicursos que oferecem na prática como a pessoa pode fazer, planejar, organizar suas vendas e suas compras”, diz.
Cada oficina tem duração de três horas e o participante recebe material didático. “Aprender do ponto de vista teórico e do ponto de vista prático como ele pode fazer isso”, resume Ângela.
A gerente afirma que, no ano passado, a demanda pelo evento foi grande e, com isso, o Sebrae aumentou a quantidade de pessoas trabalhando, já que mais de 18 mil pessoas foram formalizadas no estado. “Nós temos percebido um crescimento grande. A cada ano, temos praticamente dobrado o número de empreendedores individuais e de 2009 para cá, passamos de 18,4 mil pessoas já formalizadas. Isso mostra que tem muita gente que já tem uma atividade na informalidade e percebe que vai ser um benefício para ele passar a ter o seu CNPJ, acesso aos benefícios de INSS, pagar o imposto reduzido e tudo isso de uma forma mais fácil”.
Interessados que querem fazer consultas e reservas devem ir ao local ou podem ligar para o número 0800 570 0800.
Foto: Míriam Donald

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
