SE, AL e BA unem forças para aprimorar transplantes de órgãos
Cotidiano 18/05/2012 13h39Por Mirella Mattos
O Primeiro Encontro Alagoas, Bahia e Sergipe em Doação e Transplantes teve início na manhã dessa sexta-feira (18) e será realizado até às 17h do sábado (19), com o objetivo de promover uma troca de experiências entre os profissionais do estado e estreitar as relações para que possam atuar juntos na realização de transplantes.
De acordo com o secretário de Saúde de Sergipe, Antônio Carlos Guimarães, esse será o primeiro passo em direção à melhoria do sistema e revela ainda que o governo planeja fazer investimentos extras. “Esse evento vai proporcionar uma troca de experiências entre esses três Estados, de maneira que possam atuar de forma sinérgica somando esforços, empenhos e recursos para que a gente consiga melhorar a nossa situação em relação aos transplantes. Temos uma programação de ações do governo do Estado em fazer mais investimentos”, comenta.
O estreitamento dos laços entre os Estados não é surpresa para o Ministério da Saúde. Segundo a assessora técnica Cíntia Melgaço, essa é uma tendência e deliberação do Sistema Nacional de Transplantes em promover a regionalização dos transplantes. “Regionalizar é uma das prioridades do sistema, buscar esforços entre Estados que têm uma característica similar e somar esforços para que eles possam se ajudar e trabalhar de uma forma integrada”, explica.
Conforme o coordenador do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Salustiano de Moura, por apresentarem os mesmos problemas os três Estados buscarão soluções. “Boa parte dos Estados do Nordeste, exceto Pernambuco e Ceará, apresentam problemas semelhantes, que envolvem tanto equipes quanto hospitais que realizam transplantes. Nesse encontro discutiremos ações de estruturação de serviços novos”, informa.
A iniciativa já é comemorada pelo coordenador de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez. Para ele, a parceria irá melhorar a oferta de órgãos nos estados e agilizar a logística dos processos.
O evento, realizado no Riverside Farol Hotel, é gratuito e tem como público alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de áreas afins. Dentro da programação consta a realização de cursos, a exemplo de faturamento SUS em transplante, critérios de alocação em lista de transplante e comunicação de más notícias.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
