Saúde alerta para lote de medicamento falsificado
Cotidiano 12/09/2012 10h53A Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, em cumprimento à orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), alerta toda população sobre a falsificação do remédio Bronxol Xarope Adulto. A empresa Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. fabrica o remédio Bronxol e foi a responsável pela descoberta e denúncia da falsificação.
O medicamento destinado à pessoa adulta foi rotulado, pelos falsificadores, como medicamento infantil. “O lote falsificado foi apenas o 3EB03, com data de fabricação em 03/2012 e validade 03/2014. A orientação da ANVISA é para que o uso e a venda sejam suspensos imediatamente”, alertou Antônio de Pádua Pereira Pombo, diretor estadual de Vigilância Sanitária.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da SES, as crianças que usaram o medicamento falsificado correm risco de intoxicação. “Caso a criança apresente algum comportamento fisiológico diferente, é necessário que ela seja levada ao hospital imediatamente com a embalagem do medicamento e a bula. Os pais e responsáveis devem ler a bula para saber quais são os possíveis efeitos colaterais”, orientou.
Já a orientação para os donos de farmácia e farmacêuticos é que retirem o produto das prateleiras. “Se na farmácia houver o lote falsificado, eles devem ser separados dos demais medicamentos do estoque e devidamente identificados como impróprio para venda e consumo. A Vigilância Sanitária do município deve ser acionada para que recolha o produto”, disse Antônio de Pádua Pereira Pombo
A SES já fez o alerta para as Vigilâncias Sanitárias dos 75 municípios sergipanos e ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Sergipe. “Contamos com a colaboração de todos os profissionais farmacêuticos, donos de farmácia e cidadãos para que possamos diminuir o risco das consequências do uso desse medicamento falsificado”, disse Silvio Santos, secretário Estadual de Saúde.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
