São Pedro e São Paulo são festejados nas paróquias de Aracaju
Cotidiano 28/06/2012 13h30Por Sílvio Oliveira
A Igreja Católica está em festa. Além de comemorar São Pedro nesta sexta-feira (29), os católicos irão também celebrar os 50 anos da paróquia São Pedro e São Paulo no próximo domingo (01). Será realizada uma missa festiva na igreja que leva o nome dos santos, situada à rua Celso Oliva, 216, bairro 13 de Julho, em Aracaju (SE).
Na igreja São Pedro Pescador, no bairro Industrial, haverá uma vasta programação festiva, alusiva ao santo. Nesta quinta-feira (28), véspera do dia principal, será celebrada uma missa às 19h30. Nesta sexta-feira (29), dia de São Pedro, a paróquia também realizará um missa e logo após haverá procissão e quermesse.
O pároco Wilames Barreto, da igreja São Pedro Pescador, informa que é uma data festiva por ser São Pedro um santo advindo das classes humildes e estar no coração dos cidadãos. Ele também lembrou que o santo é o primeiro papa da igreja, sendo um dos pilares dos católicos. "Comemorar São Pedro é comemorar o líder, o pescador", destaca.
O diácono José Passos informa que será celebrada uma missa para São Pedro e também comemorará São Paulo. “Pedro foi escolhido pelo próprio Jesus Cristo para ser o líder da Igreja. Quando Jesus veio à Terra, evangelizou, teve sua vida pública, morreu, ressuscitou, ele designou Pedro como líder do grupo dos apóstolos”, afirma.
Considerado o Príncipe dos Apóstolos e primeiro bispo de Roma, Pedro é tido como um dos pilares da igreja e, por conta da importância, quando as festividades em sua homenagem caem durante a semana, a Igreja as transfere para o primeiro domingo seguinte, ou seja, neste ano, no dia 1º de julho.
Quanto a São Paulo, o diácono explica que, juntamente com São Pedro, foi um dos pilares da igreja Católica por fundar várias comunidades e paróquias, a exemplo da Igreja de Roma.
Como a comunidade de Roma (Santa Sé) foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo, tem seu primado sobre todas as outras comunidades locais (dioceses). Nessa visão, o ministério de Pedro continua sendo exercido até hoje pelo bispo de Roma (segundo o catolicismo romano), assim como o ministério dos outros apóstolos é cumprido pelos outros bispos unidos a ele, que é a cabeça do colégio apostólico, do colégio episcopal.
A sucessão papal (de Pedro) começou com São Lino (67) e, atualmente é exercida pelo papa Bento XVI, considerado pela tradição o bispo de Roma.
Foto: Sílvio Oliveira

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
