A Praça São Francisco, que recebe o título de Patrimônio da Humanidade, será palco para a grande festa do domingo, dia 8 de julho, quando se comemora a Emancipação Política de Sergipe. A quarta cidade mais antiga do país já se prepara para receber as autoridades e a população para celebrar a data mais importante na história política do Estado.
Para garantir que tudo estará pronto para a solenidade que acontecerá a partir das 15h30 de domingo, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, visitou são Cristóvão na manhã desta sexta-feira, dia 6. Na ocasião, ela aproveitou para conferir de perto o resultado das obras de restauração do prédio da antiga delegacia, que abrigará o Museu da Polícia Militar e o Lar da Imaculada Conceição, que se transformará numa hospedaria.
As duas obras foram feitas através de recursos federais do Programa Monumenta e serão entregues à população pelo governador Marcelo Déda, durante os festejos de 8 de julho. “São obras de importante valor para o nosso estado e em especial para a cidade de São Cristóvão que poderá oferecer mais dois atrativos para os turistas que visitam o município”, destaca a secretária.
A programação do domingo conta ainda com a entrega das ladeiras e do largo que passaram por uma requalificação, essas obras também foram viabilizadas através do Monumenta. Ao todo, foram investidos R$ 1,3 milhões nas obras que serão entregues em 8 de julho.
“Todos esses espaços são carregados de história e recebê-los completamente restaurados é uma felicidade muito grande, pois servirão de mais atrativos para os turistas que visitam nossa cidade”, afirma a secretária de Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes.
Programação
A programação das festividades do Dia 08 de julho terá início às 15h30 com a revista às tropas feita pelo Governado Marcelo Déda, seguida de Missa de Ação de Graças e da inauguração das obras do Programa Monumenta. Além disso, ocorrerão diversas apresentações artísticas e a presença de grupos folclóricos que irão abrilhantar a festa.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) comanda a organização das comemorações dos 192 anos de Emancipação Política de Sergipe e conta com a colaboração das secretaria de Estado da Comunicação, da Infraestrutura, do cerimonial do Governo, além do Iphan e Secretaria Municipal de Cultura de São Cristóvão.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
