Same aumenta capacidade de atendidos de 44 para 70 idosos
Cotidiano 10/08/2012 14h53Por Sílvio Oliveira
O Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same) inaugura, neste sábado (11), mais um pavilhão, aumentando de 44 para 70 idosos atendidos pela instituição. Mas quem deseja o Same como o novo lar terá que esperar mais um pouco. Na entidade, há uma lista de espera de 140 idosos.
Conforme o diretor do Same, Antônio Costa, o novo pavilhão de cerca de 860m² será para atender a uma clientela feminina e contará com sete dormitórios contando, cada um, com sete leitos, banheiros privativos, além de refeitório, sala de enfermagem, recepção, rouparia e depósitos de apoio. “Estamos adaptando às exigências da Anvisa. Durante a semana vamos transferir idosos para a nova ala e vamos fazer uma grande limpeza nos pavilhões antigos. Um deles vai ser totalmente reformado”, afirma.
Quanto à fila de espera, Antônio Costa diz que os idosos passarão por uma seleção, a fim de que possam ocupar os novos leitos nas próximas semanas. Quando os novos leitos estiverem ocupados, a direção do Same tranformará uma ala feminina em masculina e terá, ao todo, duas alas masculinas e duas femininas. “Os novos interessados poderão recorrer ao Same, porém será colocado imediatamanete na espera e em casos de urgência, avalia-se para ver se a instituição poderá receber”, ressalta.
O Same é uma associação civil, sem fins econômicos e lucrativos, de caráter assistencial, de longa permanência para pessoas idosas, fundada em 12 de agosto de 1949 pelo então bispo da Diocese de Aracaju, Dom Fernando Gomes dos Santos.
Atendendo a idosos de ambos os sexos, excluídos socialmente, sem condições de auto sustento, em regime de longa permanência, o quadro social é composto por sócios-contribuintes que, através do boleto bancário ou do débito em conta, contribuem financeiramente com a Instituição.
No sábado, haverá ainda uma missa, às 16h, logo após será cortada a fita e descerrada a placa de inauguração. Haverá a bênção das instalações e logo após os idosos participarão de uma confraternização.
Fotos: Divulgação

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
