Sala de recuperação pós-anestésica do Huse está novamente superlotada
Cotidiano 12/11/2012 12h35Por Míriam Donald
Desde 2010, o Ministério Público Estadual (MPE) tem uma ação movida para solucionar os problemas de superlotação da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Essa sala é utilizada para acolher os pacientes logo após eles saírem do centro cirúrgico até receberam alta do anestesista e serem transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou para enfermaria. A situação melhorou por um período após liminar concedida, porém, com a visita surpresa realizada pelo MPE, através da promotoria dos Direitos da Saúde nesta segunda-feira (12), constatou-se que a situação é a mesma de dois anos atrás.
Segundo a promotora Euza Missano (foto ao lado), a SRPA estava superlotada com 45
pacientes e, dos oito monitores, apenas quatro estavam funcionando. “Já que estamos lidando com uma situação fática real, que é a falta de vagas nas UTIs e nas enfermarias, resultando na permanência efetiva dos pacientes na sala de recuperação, que pelo menos eles fossem assistidos”, afirma a promotora.Ela explica que deveria haver a presença de um médico intensivista, o que não estava sendo cumprido. “Hoje não encontramos esse médico na SRPA e esses pacientes estão aguardando vagas. São crianças e adultos no corredor sem monitor e sem assistência de um médico especialista”, declara.
Ainda de acordo com promotora, o juiz será constatado, pois já há Ação Civil Pública (ACP) movida. O MPE aguarda apenas a finalização do relatório para haver encaminhamento e, assim, a execução da medida liminar que ocorrerá esta semana.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

