Reunião entre CNJ e TJSE define planejamento do Mutirão Carcerário 2012
Cotidiano 23/03/2012 09h03
Foi realizada nesta quinta-feira, dia 22/03, reunião entre o Tribunal de Justiça de Sergipe, através da Corregedoria Geral da Justiça, Presidência e Vice-Presidência, e demais gestores com o Conselho Nacional de Justiça para a organização do Mutirão Carcerário em Sergipe. O juiz auxiliar do CNJ, Luciano André Losekann, explicou que com a visita a Sergipe o Conselho fecha o ciclo de visitas a todas as unidades da Federação.
“Nosso objetivo é organizar o Mutirão Carcerário que será realizado este ano em Sergipe e nos demais Estados brasileiros. Deixamos Sergipe por último propositalmente porque sabíamos que não teríamos problemas com a execução e controle de processos criminais”, informou.
Durante a reunião, que contou com a participação do Vice-Presidente do TJSE, Osório Ramos Filho, do Corregedor Geral Netônio Bezerra Machado, dos Juízes Hélio Mesquita (Vara de Execução Criminal), Rômulo Dantas Brandão (Corregedoria) e Suyene Barreto (Presidência), além de representantes da Diretoria de Modernização Judiciária, foi mostrado o Sistema de Controle Processual do 1º Grau, que acompanha e administra o trâmite de processos criminais no Estado, assim como a execução.
“O sistema implantado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe é muito bom porque é amigável e de fácil manuseio para os gestores, mas principalmente porque garante um controle total tanto sobre o trâmite processual quanto sobre a execução criminal”, avaliou o juiz do CNJ.
Também participaram da reunião representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e da Secretaria de Justiça, os quais apontaram as carências no sistema prisional do Estado de Sergipe. De acordo com Luciano Losekann, um dos trabalhos do Mutirão Carcerário é apresentar um relatório destacando as boas práticas e sugerindo soluções para melhorias no sistema criminal e carcerário.
Dentro das atividades preliminares do Mutirão Carcerário estão as inspeções às delegacias e unidades prisionais. No próximo dia 27 de março ficou prevista uma nova visita do CNJ a Sergipe.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
