Regularização do título de eleitor segue até 9 de maio
Saiba os locais de atendimento e como regularizar o título Cotidiano 04/05/2012 12h02Por Fernanda Araujo
O prazo para regularizar o título de eleitor segue até a próxima quarta-feira (9), conforme o calendário da Justiça Eleitoral. As eleições de outubro deste ano se darão para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo vale também para aqueles que mudaram de endereço dentro do município e querem transferir o título. Para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, quarta-feira também é o último dia de transferência para Seção Eleitoral Especial, local adaptado para limitações físicas.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, até o momento os cartórios eleitorais de Aracaju receberam 5.394 alistamentos, 2.682 transferências, 9.124 revisões de dados e 93 emissões de segunda via do título. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 a 18 anos e maiores de 70 anos e analfabetos.
Assim como no Brasil, cerca de 30 países no mundo adotam o voto obrigatório. O prazo será até o dia 9 de maio conforme a Lei 9.504/97, art. 91, o qual determina o cadastro de eleitores em 151 dias antes do pleito. Ainda assim, após o prazo será aceita apenas a emissão da segunda via, caso não haja alterações no documento até o dia 27 de setembro.
Quem não votou e nem justificou a ausência nas últimas eleições e não realizou o cadastramento biométrico em 2011 pagará uma multa de R$ 3,50, além de ter o título cancelado. Os irregulares serão impossibilitados de votar, o que impedirá o acesso deles à quitação eleitoral, não conseguir empréstimos, emprego, participar de concurso público ou assumir o cargo público e nem prestar vestibular em faculdades públicas.
O TRE aponta também que, para requerer a transferência do título, o eleitor tem de residir há pelo menos três meses no domicílio atual e também ter completado um ano da data da emissão do título ou da última transferência. Aos que vão votar pela primeira vez não vale apresentar como documento a carteira de habilitação e passaporte. Devem comparecer ao cartório eleitoral com documentos original e cópia que contenham informações de nacionalidade e filiação, como documento de identidade, comprovante de residência recente, comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos e título de eleitor.
Título cancelado
Caso o seu título foi cancelado por situações como: não comparecimento a revisão de título, deixar de votar em três eleições consecutivas, deve levar Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento ou qualquer outro documento público; Título de Eleitor; Comprovante(s) de Votação (ões) e de Justificativa(s) se o eleitor ainda tiver; Comprovante de residência atual. Mas, se o motivo foi duplicidade ou perda dos direitos políticos do próprio eleitor, somente será resolvido através de processo judicial junto a Corregedoria da Justiça Eleitoral.
Locais de atendimento
A fim de evitar filas, comum nos últimos dias, procure os postos de atendimento na capital nos seguintes locais: Central de Atendimento ao Eleitor na Rua Itabaiana; CEAC do Terminal da Rodoviária Nova; CEAC do Shopping Riomar e CEAC da Rua do Turista. No interior do Estado, o cidadão devem se dirigir ao Cartório Eleitoral que atende o município onde mora.
Com informações do TRE

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
