Projeto “Ser Pai é Legal” oferece exame de DNA gratuito
Cotidiano 09/04/2012 15h15Por Adriana Meneses
Com objetivo de disponibilizar para a população carente exames gratuitos de DNA, estimular o reconhecimento voluntário e a busca de paternidade para crianças e adultos que não têm em seus registros o nome do pai, a Defensoria Pública do Estado lançou no último dia (3) o projeto “Ser Pai é Legal”.
De acordo com uma das idealizadoras do projeto, a psicóloga Syrlene Besouchet, a ação nasceu da necessidade de desobstruir o judiciário e buscar entre as partes, de forma extrajudicial, a conciliação dos conflitos e o reconhecimento da paternidade. “O defensor público promove uma conciliação entre as partes, que depois serão encaminhadas para um psicólogo e posteriormente farão o exame de DNA”, observou.
Com um prazo aproximado de 30 dias, o resultado do exame é obtido e, havendo a confirmação da paternidade, a defensoria pública tenta ainda solucionar as questões de alimentos e regulamentação de visitas “Se o exame for positivo, o defensor público juntamente com uma equipe multidisciplinar vai propor uma ação de alimentos e a regulamentação de visitas, que será encaminhada ao juiz somente para homologação”, explicou a psicóloga Syrlene Besouchet.
Ainda de acordo com a psicóloga, serão disponibilizados inicialmente 500 exames gratuitos por ano, custeados pela Defensoria Pública, sendo 450 na modalidade Trio (mãe + suposto filho + suposto pai) e 50 Duo (suposto filho + suposto pai), mas o número poderá aumentar de acordo com a demanda.
O cidadão que pretende ser assitido pelo projeto “Ser Pai é Legal” deve procurar a Central de Atendimento Defensora Diva Costa Lima, localizada na Travessa João Francisco da Silveira, 94, Bairro Centro (Continuação da avenida Barão de Maruim) ou defensores públicos nos Fóruns e Juizados.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
