Professores do Estado paralisarão as atividades na próxima quarta-feira
Cotidiano 26/10/2012 15h03

Por Fernanda Araujo

Os professores da rede pública de ensino de Sergipe participaram de mais uma assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Sergipe (Sintese), nesta sexta-feira (26).

Os professores decidiram paralisar as atividades na próxima quarta-feira (31) e em seguida farão ato público no Palácio dos Despachos. Segundo a assessora de comunicação do sindicato, Caroline Rejane, os professores não aceitam o reajuste salarial que tramita na Assembleia Legislativa de 6,5% porque ratifica a destruição da carreira, quando há reajuste diferenciado também aos professores de ensino médio.

“A categoria já tinha feito uma proposta em 18 de setembro e teve aprovação por unanimidade pelos deputados estaduais. A proposta foi levada ao governo, foi pedido audiência com o governador Marcelo Déda, na época, mas, até o momento, não há resposta nem dele e nem do governador em exercício Jackson Barreto”, afirma.

A proposta dos professores recomenda que o Governo pague os 6,5% ainda esse mês, somando os demais meses de janeiro, fevereiro e março de 2013, aumentando assim em 19,5%, e consecutivamente, para os demais meses desse ano. “Assim, não haverá tantas perdas para os professores e é possível reajustar o Piso para toda a categoria dentro do orçamento do Estado, sendo que o retroativo será negociado posteriormente”.

Sobre a audiência do Sintese com o secretário da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, a assessoria não tem informações. O F5 News tentou falar a presidente do sindicato Ângela Melo, mas não foi possível.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação

O Sintese questiona também a lei estadual 213/2011, que segundo a categoria desvincula a formação em Nível Médio do quadro permanente de educadores da rede estadual. A assessoria judídica do sindicato, atrabés da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) enviou um protocolo na quarta-feira passada ao Supremo Tribunal Federal informando que a lei é inconstitucional.

Os educadores aguardam agora a avaliação do STF. O site do STF informa que a construção do relatório da ação estará a cargo do Ministro Celso Mello.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos