Professores de Carira marcham contra atraso de salários
Cotidiano 10/08/2012 11h38

Por Fernanda Araujo

Os professores da rede estadual do Município de Carira (SE) realizaram na manhã desta sexta-feira (10) a Caminhada da Indignação. Essa paralisação estava prevista para quinta-feira passada, mas foi favorecer a adesão de mais professores. Foram aproximadamente 90 educadores em marcha pela cidade e entregando panfletos sobre as reivindicações nas residências.

Segundo a professora Noemia Maria Menezes, representante do Sintese em Carira, o pagamento de cerca de três salários e meio estão atrasados. São débitos de 2010 e 2008, salários de novembro de 2011 e as férias de janeiro deste ano.

Neste momento, Noemia Menezes tenta conversar com o secretário de Finanças da região, mas segundo ela, ele se recusa a falar. “Há principalmente grande falta de diálogo. Aqui na Secretaria de Finanças não querem conversar com a gente. E há dois anos que a prefeita (Gilma Chagas) não nos recebe em audiência”, conta.

À noite os professores irão se reunir novamente em mais uma caminhada, a partir das 19h, na Praça José Durval Matos, o famoso Pau Brasil. Em seguida, os manifestantes acenderão velas e seguirão pelas principais ruas do município com apitos e carro de som. “Vamos explicar aos pais e alunos o porquê da paralisação, pois muitos ainda não sabem. Estaremos novamente conversando com a comunidade a nos incentivar nessa luta”, afirma Noemia, com a perspectiva de atrair mais professores na manifestação.

Outra manifestação

Em Aracaju, no próximo dia 13 os professores também farão um ato público simbolizando a queima do Índice Guia de Avaliação de Desempenho em frente à sede da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) localizada na Rua Laranjeiras, próximo ao Instituto de Educação Rui Barbosa e ao Colégio Costa e Silva.

De acordo com informações da assessoria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Sergipe (Sintese), o ato faz parte da programação do Agosto Vermelho, mês onde diversos atos acontecerão tanto na capital quanto no interior, em defesa do reajuste do piso do magistério e pela autonomia dos professores nas escolas da rede estadual.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos