Professores da UFS aprovam greve por tempo indeterminado
Servidores técnico-administrativos aguardarão até o dia 30 de maio
Cotidiano 15/05/2012 18h06

Por Sílvio Oliveira

Os professores da Universidade Federal de Sergipe entrarão em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (17). A decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (15), no auditório da Associação dos Docentes da UFS (Adufs). Eles querem a reestruturação da carreira do docente prevista no acordo 04/2011, contemplando valorização do piso com reposição salarial de 22,08% e incorporação das gratificações ao vencimento básico.

O indicativo de greve foi deflagrado nacionalmente pelos professores das universidades federais, aprovado pela coordenação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes- SN), na última assembleia do dia 19 de abril. Em Sergipe, no dia 17 haverá um ato público na sede da Adufs, às 9h, para marcar o inicio do movimento paredista.

Conforme Antônio Costa Campos, presidente da Adufs, foi instaurado um Comando de Greve que participará das ações nacionais e atividades do Comando Nacional, além de que há um calendário de mobilizações a serem feitas em Sergipe. “Ao tomar essa decisão, o setor sinaliza que a categoria não aceita mais as atitudes evasivas do governo”, afirma.

Para ele, a postura oficial é de descaso com os professores federais e, ao agir assim, o governo demonstra desrespeito com a sociedade, que clama por uma educação pública de qualidade e, principalmente, com os alunos que escolheram estudar em universidades, instituições e centros federais.

Servidores técnico-administrativos

Ao contrário dos professores, os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Sergipe não têm previsão de paralisação das atividades, mas também não descartam uma futura greve.

Conforme Edjanaria Borges, integrante do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs), faz parte do calendário de mobilizações a paralisação de 48h ocorrida nos dias 9 e 10 de maio; a participação de uma vasta programação de mobilizações em Brasília no dia 19 de maio e o aguardo do prazo de negociação concedido ao Governo Federal – dia 30 de maio –, a fim de que apresente uma proposta consistente, em que se refere aos itens da pauta.

 

Leia também

Servidores administrativos da UFS continuam mobilizados

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos