'Por um envelhecer feliz' é tema de evento no Dia do Idoso
Cotidiano 01/10/2012 15h14Por Fernanda Araujo
‘Por um Envelhecer Feliz’, o Conselho Estadual do Idoso vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc) realizou um evento em homenagem ao Dia Internacional do Idoso nesta segunda-feira (1).
“Neste dia queremos conscientizar que o idoso precisa se envolver com a sociedade, porque o idoso não deixa de contribuir de alguma forma para a construção da sociedade. Portanto, hoje estamos comemorando os idosos que, muitas vezes na condição de pai, mãe e avós passam desapercebidos na própria família. Hoje é um dia de demonstrar que o idoso, em Aracaju e no mundo, é um agente participativo da sociedade”, conta a secretária adjunta da Sedhuc, Celma Amorim.
Uma palestra sobre como envelhecer com felicidade e saúde interior foi ministrada aos presentes pelo piscólogo Jorge Antônio Rodrigues Barbosa. Ele explica que para ter felicidade na velhice é preciso, acima de tudo, estar bem consigo mesmo. “De tantas coisas eu penso que primeiro é a pessoa se perceber. Ou seja, o ser humano é uma entidade única, tem que se conhecer, saber as suas qualidades, a sua capacidade. Segundo, aceitar o limite que impõe a sociedade e que a própria vida impõe. Quando eu aceito o limite eu vivo melhor e não penso em estrapolar. Terceiro, viver a emoção, ou melhor, se emocionar. O ser humano é emoção, não é máquina”, afirma.
Uma pesquisa do IBGE apontou que até o ano de 2025 o Brasil atingirá a população de cerca de 33 milhões de idosos. Segundo a promotora Berenice Melo, da Promotoria de Defesa do Idoso e Pessoas com Deficiência do Ministério Público Estadual de Sergipe, a melhor idade tem sofrido inúmeras violências dentro da sua própria casa. E destacou o Salve Idoso, um programa que envolve uma rede de proteção formada pelo MPE.
“Queremos que todos os idosos tenham uma vida digna e feliz. Lembremos também dos idosos que sofrem violência em casa. Com isso destaco o Salve Idoso que tem ajudado a muitos. São muitos os números de denúncias que vem ao Minitério Público de violência contra idosos. Estou vigilante com essas questões e com os direitos desses cidadãos”, resume.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
