População percebe os efeitos da operação ‘Comércio Seguro’
Operação teve início na segunda-feira e continuará até janeiro Cotidiano 31/10/2012 18h20Por Fernanda Araujo
Todos os dias, milhares de pessoas transitam pelo centro comercial de Aracaju (SE). E não é de hoje que o local é alvo de ações criminosas tanto a comerciantes quanto a clientes. Por conta disso, todos os anos a Polícia Militar realiza a operação ‘Comércio Seguro’ que tem o objetivo de inibir a ação dos marginais.
O trabalho ostensivo, este ano, foi intensificado na segunda-feira (29) e segue até janeiro de 2013 nas áreas comerciais do centro e nos bairros São José, Treze de Julho, Siqueira Campos e Salgado Filho, já que, no final de ano, aumenta o fluxo de pessoas interessadas nas compras de Natal e Ano Novo e se aproxima o pagamento do décimo terceiro.
Quem passava pelo local percebia o policiamento a pé e motorizado dos militares. A comerciante Elisângela Damasceno afirma que já sente os efeitos da operação nas proximidades de sua loja. A presença dos policiais, para ela, vai garantir mais segurança tanto aos funcionários quanto aos clientes.
Já a cliente Manuela Vieira não acredita muito nisso. “Pode até melhorar a segurança pelo dia, mas no final de tarde já acho mais difícil”, diz. Outra cliente é mais otimista: "como sempre ando por aqui, acho que desde que começou essa operação melhorou a segurança. Se fosse sempre assim, seria melhor ainda”, disse Lúcia Santos.
“Devia ter esses policiais todos os dias aqui”, fala um comerciante que teve sua loja roubada duas vezes esse ano e não quis ter seu nome identificado.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Sergipe, o policiamento a pé e motorizado será realizado até janeiro de 2013, das 7h às 19h e até as 22h durante o mês de dezembro. A operação ‘Comércio Seguro’ foi planejada pela 1º Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária e terá o apoio do motopatrulhamento também na Rua do Turista, através de convênio com a PM e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.
Panfletos também são distribuídos com dicas de segurança e adesivos com os números funcionais das viaturas que atendem à zona de comércio, com o intuito de diminuir o tempo de resposta a possíveis ocorrências.
Como no ano passado, a segurança envolve policiais do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), Esquadrão de Polícia Montada (EPMon), 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom) e Companhia de Comando e Serviço (CCSv).
Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar
Foto: arquivo F5 News
Matérias Relacionadas

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
