População invade casas do Coqueiral
Moradores reclamam atraso em entrega de 120 dias
Cotidiano 09/10/2012 07h09

Por Marcio Rocha

Durante a noite desta segunda-feira, por volta das 21h30, pessoas contempladas com casas populares sorteadas no bairro Coqueiral invadiram as residências, reclamando da demora na entrega das casas. As famílias foram para as casas, mediante orientação do líder comunitário José Denilson, que está acompanhando a manifestação.

Segundo Denílson, os moradores estão tentando corrigir uma distorção aplicada pela Prefeitura de Aracaju, ao prometer a entrega das residências em um prazo de até 90 dias após o sorteio, mas já estão há mais de 120 dias. Denílson afirmou que as casas foram sorteadas em 10 de maio e que os ocupantes tem direito de morar no que é deles por direito.

“Menos da metade das casas foram entregues e todas sorteadas. As pessoas tem direito de morar no que é seu, já que foram contemplados. A prefeitura parou de pagar o auxílio-aluguel de quem foi sorteado e eles estão sendo ameaçados de despejo pelos donos das casas. Será que vão ficar sem casa, mesmo tendo casa?”, questiona o líder comunitário.

Minutos após o início da ocupação, a Polícia Militar se fez presente no local. De acordo com Denílson, chegaram oito viaturas em questão de quinze minutos. Os militares receberam a explicação de quem eram as pessoas e perceberam que a manifestação era pacífica, não realizando nenhuma intervenção. Os militares estão de prontidão no local.

A moradora Maria José, reclama que recebeu o documento comprobatório de propriedade da residência, mas não pode entrar.

“Eu quero minha casa, tenho o documento comprovando e não posso morar no que é meu. Meu barraco tá desabando e eu com uma casa, sem poder morar. Vou pra onde? Quero apenas o que é meu. Fui sorteada e tenho direito.”, reclamou.

A reportagem F5 News contatou a Prefeitura de Aracaju. O secretário de Comunicação, Marcos Cardoso, informou que a parte das obras da prefeitura está concluída e as casas estavam prontas para a entrega. Entretanto, as casas foram depredadas em uma ação de vandalismo em uma manifestação anterior, o que provocou a necessidade de uma reforma das casas.

A reforma estava sendo realizada por duas empresas contratadas pela Companhia Estadual de Obras (Cehop), sendo que uma delas abandonou a obra após ganhar a concorrência. Cardoso destacou que as residências serão entregues assim que foram totalmente reformadas.

Imagem: Fernanda Araújo

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos