População do bairro 17 de Março convive com fossas entupidas
Eles reclamam que o problema causa transtornos diários Cotidiano 05/07/2012 16h56Por Sílvio Oliveira
Moradores da rua 33, quadra 15, no recém-inaugurado bairro 17 de Março, Zona de Expansão de Aracaju, reclamam de várias fossas entupidas numa única região. O mau cheiro e o risco de contrair doenças estão presentes no dia-a-dia da população que convive constantemente com os transtornos.
Gracindo Neto, morador, (foto principal) reclama que a fossa situada no cruzamento da rua 33 com outra rua está cheia, tendo que ficar todo o dia descoberta, gerando ainda mais transtornos. O refluxo no esgoto de duas casas também tem causado problemas, principalmente nos muros. “O da minha casa e da casa vizinha está corrend
o para o murro. Não sei mais o que fazer”, reclamou Neto.Ele disse que já procurou a Emurb e a Deso, que pediram para registrar a reclamação e aguardar 15 dias. O registro foi feito há mais de dois meses e ainda nada foi feito nada.
A comerciante Maria dos Prazeres, dona da Mercearia Souza, diz que os moradores reclamam do mau cheiro próximo da casa comercial. “Tenho uma mercearia que vende comida. O pessoal reclama da situação e não posso fazer nada”, destaca.
O assessor de Comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), Ademar Queirós, informou que quando há rede de esgoto instalada a Emurb não pode fazer a limpeza, sendo de competência da Deso. “Fazemos a manutenção quando não há rede de esgoto, em fossas internas das casas, quando as pessoas são carentes”, destacou.
A Deso mencionou que a rede de esgoto do bairro 17 de Maio está em fase de implantação e ainda não foi entregue a empresa, não sendo da responsabilidade dela desobstruir as fossas entupidas. Mesmo assim, segundo a assessoria de Comunicação, uma equipe irá até o local nesta sexta-feira (06) realizar a manutenção, a fim de evitar maiores transtornos para à população.
Fotos: Humberto Silva

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


