População de São Cristóvão revoltada contra aumento de taxa
Taxa de Iluminação Pública foi majorada em 330%
Cotidiano 19/03/2012 10h12

 

 

Por Márcio Rocha

Os moradores da cidade de São Cristóvão, a 21 Km de Aracaju, estão revoltados com a posição da Prefeitura Municipal em promover o aumento de 330% no valor da taxa de iluminação pública da cidade. 

A Câmara Municipal votou a majoração do valor no mês de novembro de 2011, com data de cobrança estipulada para janeiro de 2012. De acordo com informações, o reajuste é gradual, o consumidor paga de acordo com o consumo mensal de energia realizado, o que pode provocar danos no orçamento dos habitantes da cidade.

O comerciante Júnior Silva afirmou que o aumento é um absurdo e praticado em ano de eleição com alguma finalidade.

“Tem alguma coisa por trás desse absurdo. A taxa é aumentada justamente no ano de eleição. Será que o objetivo é encher os cofres para poder bancar uma eleição? O povo não pode pagar mais caro por um serviço precário como esse”, reclamou.

Votaram a favor do aumento gradativo os vereadores Antônio Lima (Pai Véio) PMDB, José Rubens (Mago) PR, Antônio Militão (Tony da Academia) PSC, Gibson Rodrigues (Irmão Gibson) PSC, Jorge Luiz Lisboa (Jorge Lisboa) e Cláudio Chagas (PMDB). O projeto teve apenas dois votos contrários, os dos vereadores Carlos Menezes (Carlos Vilão) DEM e Michael Almeida (PT do B), e foi encaminhado para ser votado em regime de urgência com pedido de dispensa dos pareceres das comissões pelo então líder do prefeito. O presidente da Câmara, Paulinho dos Correios, não votou.

De acordo com o assessor de comunicação da Empresa Energética de Sergipe (Energisa), Augusto Aranha, a tava aumentada não tem nenhuma ligação com a empresa, que apenas arrecada o imposto devido e repassa o valor total para a Prefeitura de São Cristóvão. A empresa cobra apenas os serviços de venda e distribuição da energia.

O taxista José Newton dos Santos disse que o aumento é abusivo e desproporcional ao serviço prestado pela prefeitura na iluminação.

“Temos ruas completamente escuras em vários pontos da cidade, outros lugares têm iluminação, mas precária. Não podemos admitir esse aumento abusivo contra o morador de São Cristóvão, sabendo que isso não retorna para os cidadãos”, afirmou.

A reportagem do F5 News tentou contato com a prefeitura de São Cristóvão. O secretário de Comunicação, Pedro Rocha, afirmou que o aumento votado é de 12% na taxa paga anteriormente. Pedro destacou que moradores que consomem até 60 Kw/h (kilowatts por hora) mensais ficam isentos da taxa. O assessor disse que a Energisa é quem tem o controle e a cobrança da taxa.

A Energisa negou que o controle da taxa seja dela e o assessor Augusto Aranha confirmou que a empresa arrecada o que é estabelecido pela prefeitura e repassa os recursos coletados para a administração municipal.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos