Polícia Federal em Sergipe não participará de operação-padrão
Cotidiano 18/04/2012 11h39

Por Sílvio Oliveira

Uma mobilização nacional dos policiais federais programada para acontecer em todos os aeroportos do país nesta quinta-feira (19) não terá a participação dos oficiais de Sergipe. O Sindicato dos Policiais Federais informou que irá colocar uma faixa no aeroporto Santa Maria e irá distribuir alguns panfletos, porém, devido ao aeroporto sergipano ser de pequeno porte, a entidade ponderou que uma mobilização iria surtir efeitos mais negativos do que positivos, já que causaria transtornos para a população e não chamaria atenção dos dirigentes nacionais.

A mobilização nacional é um protesto contra as terceirizações em funções exclusivas da Polícia Federal, e deverá chamar a atenção do governo sem trazer prejuízos aos usuários dos aeroportos. Os policiais vão alertar a população para a insegurança nos aeroportos e checar a documentação e bagagens de todos os passageiros que desembarcarem ou embarcarem no País.

De acordo com o presidente do Sindicato, Antônio Robson Souza, a situação do aeroporto de Aracaju não é diferente da realidade dos demais aeroportos. Por conseguinte, uma mobilização não surtiria tanto efeito como a que pode acontecer nos grandes aeroportos.

Segundo a entidade, um dos problemas do aeroporto de Aracaju é a terceirização dos serviços no embarque de passageiros, que deveriam ser feito pelos policiais federais, ou seja, a vistoria através do raio x. A entidade aponta ainda, como problemática, a falta de plantonistas na delegacia federal do aeroporto à noite e nos finais de semana.

De acordo com o presidente do Sindicato, Antônio Robson Souza, apenas um policial federal trabalha na delegacia e, caso haja um problema de maior gravidade, não poderá fazer nada, já que se faz necessário uma equipe de trabalho. “A delegacia trabalha com um mínimo de efetivo, sem plantonista à noite e nos finais de semana, só para dizer que tem alguém. Resolve os casos mais simples, mas se acontecer uma coisa mais grave, ele não colocará a vida em risco”, argumenta.

O superintendente da Infraero/SE, Luiz Alberto Bittencourt, informa que o serviço de vistoria no embarque de todos os aeroportos brasileiros é realizado por uma empresa terceirizada e homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não necessitando ser policial federal. “As empresas são homologadas pela Anac e prestam serviços auxiliares de proteção. Quando há uma prisão ou detecção de algo ilegal, a atividade é da Polícia Federal”, explica.

A Federação Nacional da Polícia Federal (Fenapef) promete realizar na próxima semana uma assembleia geral para decidir o rumo do movimento. Segundo o presidente Marcos Wink, uma greve da Polícia Federal não está descartada.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos