Polícia Civil frustra ação, prende e apresenta integrantes de quadrilha
Eles se preparavam para assaltar agência bancária de Moita Bonita (SE)
Cotidiano 19/10/2012 17h00

Por Sílvio Oliveira

A Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil de Sergipe apresentou à imprensa, nesta sexta-feira (19), sete integrantes de uma quadrilha especializada em assalto a unidades bancárias. Raphael Margado Silva (26), Bruno Rodrigues de Andrade (19), Guilherme Miron da Silva (20), Paulo Guilherme de Carvalho Neto (23), Elizeu Cordeiro (27), Jhonatham da Silva Draije (22) e Odair José Moura (22) estavam em Sergipe e se preparavam para assaltar a agência de Moita Bonita (SE) nesta sexta-feira (19).

Eles foram presos na madrugada de hoje em operação conjunta entre as polícias de Sergipe e da Paraíba. Quatro deles estavam hospedados em uma pousada no bairro Siqueira Campos, em Aracaju (SE), e três integrantes se encontravam em Itabaiana (SE), cidade mais próxima de Moita Bonita (SE).

A quadrilha já vinha sendo monitorada pela polícia civil da Paraíba, por ter praticado assalto a duas agências do banco Santander em João Pessoa (PB). Eles também são acusados cometer o mesmo crime em dois bancos do Recife (PE) e assaltar o Banco do Brasil da cidade de Salgado (SE), no sábado (06/10).

Estima-se que com o grupo tenha subtraído com a prática mais de meio milhão de reais.

Operação

O coordenador do Complexo de Operações Especiais (Cope), Everton dos Santos (foto ao lado), disse que a quadrilha era especializada nesse tipo de assalto e não utilizava explosivos. “O modus operandi era sem violência. Eles isolam a porta da agência antes que ela trave e na madrugada, com a porta aberta, eles vão lá com um aparelho chamado de guincho, estouram a parte anterior do cash, provocam um curto circuito no sistema e as cédulas caem. É um modo que eles chamam de pescaria”, informou o delegado.

Como o modo de assaltar utiliza técnicas requintadas e aparelhos específicos, o delegado investiga se há participações de outras pessoas na quadrilha. Ele também acredita que os integrantes detêm conhec

imento de funcionamento mecânico e que já trabalharam com caixas eletrônicos.

O delegado da Paraíba, Cristiano Jacques (foto ao lado), disse que alguns deles têm passagem pela polícia, são jovens que conseguiram usurpar uma quantia grande de dinheiro com esse tipo de assalto, mas também gastavam muito com artigos de luxo, roupas e passagens aéreas.

Junto com eles foram apreendidos mais de R$ 2 mil em espécie, celulares, a máquina denominada de guincho, ferramentas, além de muita roupa e fardamentos da Sabesp –Companhia de Saneamento Básico de São Paulo.

Leia também:

Operação policial prende quadrilha de assaltantes de banco em Sergipe

Ladrões explodem caixas eletrônicos do Banco do Brasil

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos