PMA faz mutirão contra a dengue na Zona de Expansão
Cotidiano 09/06/2012 08h34Neste sábado (8), a Zona de Expansão recebe a visita da Força-tarefa de combate a dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Um mutirão 50 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará atuando nas mediações do loteamento Aquários e dos residenciais Horto do Carvalho e Costa Nova para eliminar e prevenir focos do mosquito Aedes aegytpi, o transmissor da dengue. Durante o sábado, 1.500 imóveis serão vistoriados pelas equipes.
Conforme Daniella de Oliveira a supervisora da dengue na primeira região (área que abrange o bairro Santa Maria e povoados Areia Branca, Mosqueiro e Robalo) 400 casas já foram vistoriadas nesta sexta-feira, 7.
“Como muita gente resolveu estender o feriado, amanhã estamos aproveitando para vistoriar além de imóveis que se encontram fechados durante a semana, algumas casas de veraneio. Vamos informar aos proprietários cuidados importantes para prevenir a dengue”, acrescenta a supervisora. Ela destaca que todos devem sempre cuidar da manutenção de vasos de plantas, fazendo furos para evitar o acúmulo de água parada, evitando condições para reprodução do mosquito da dengue.
Prevenção em piscinas e banheiros
Para prevenir focos de dengue em casa, além dos cuidados com reservatórios de água, ralos, lavanderias que devem permanecer cobertos com telas de proteção é essencial cuidar da manutenção de banheiros, de piscinas e de casa da bomba das piscinas. A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, afirma que esses locais também podem esconder criadouros do mosquito.
“Por isso, os vasos sanitários devem permanecer fechados e as piscinas devem estar sempre em manutenção e com cloro na água, evitando que o mosquito Aedes Aegypti deposite ovos. Nos casos em que as piscinas estejam desativadas recomendamos até mesmo que o proprietário cubra com terra o fundo da piscina ou deposite 1kg de sal no seu ponto mais fundo”, destaca Taíse Cavalcante.
Concentração
Neste sábado, 8, a concentração das equipes de agentes de endemias acontece às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Terezinha, localizada na Rodovia dos Náufragos, km 5 do povoado Robalo.
Da PMA

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
