PM participa da I Jornada Sergipana sobre Medicina de Tráfego
Cotidiano 26/10/2012 17h44Durante os dias 26 e 27 de outubro, médicos ligados à Medicina de Tráfego de todo o país se reúnem no auditório do Conselho Regional de Medicina, em Aracaju, para falar sobre o tema. O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) foi representado pelo comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), capitão Fábio Machado, que ministrou uma palestra com o tema ‘Educação para trânsito’. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Para o presidente da Abramet em Sergipe, Ricardo Fakhouri, esse evento vem colaborar para a capacitação e melhoria da atuação do médico perito de trânsito, para que ele trabalhe no sentido de reduzir os acidentes e a mortalidade, com o objetivo de criar um trânsito mais seguro e cidadão. “A participação de representantes nacionais vem trazer atualizações não apenas na parte do exame pericial, como também abordando ações educativas no trânsito, a epidemiologia dos acidentes, para que possamos discutir o assunto e, através do debate, façamos um trânsito melhor”, destacou.
Já o representante da Abramet nacional enfatizou que ainda existe uma pequena visibilidade da categoria relacionada à medicina de tráfego, mas que essa realidade está se transformando aos poucos com as ações que vêm sendo desenvolvidas. A expectativa para o evento é de cerca de cem participantes, entre médicos, psicólogos e pessoas de diversos setores da sociedade que trabalham em áreas relacionadas ao trânsito.
O evento foi iniciado com a formação da mesa, que contou ainda com a presença dos representantes do Detran, capitão Fábio Machado, e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Selma Dantas. Após os pronunciamentos, houve a apresentação do grupo teatral da SMTT, que encenou a peça “A morte”.
O capitão Fábio Machado também iniciou sua explanação em relação aos acidentes de trânsito enfatizando a importância da educação para o trânsito. “Para nós é uma alegria estar aqui neste evento representando o presidente do Detran, Bosco Costa, diante de representantes médicos de todo o país. O que buscaremos aqui é fazer uma reflexão do que estamos fazendo no trânsito, que hoje se tornou uma questão de saúde e segurança pública”, disse. Durante a palestra, foram expostos vídeos, fotos e dados estatísticos acerca dos acidentes e da frota de veículos em todo o país.
Fonte: Detran/SE

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
